A não-presença da escrita feminina nos quadrinhos: uma análise em CenerentolA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i49p37-53

Palavras-chave:

Escrita feminina, histórias em quadrinhos, graphic novel, Cinderela, Cenerentola

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão inicial acerca do conceito da não-presença, que foi descrito e analisado por Lucia Castello Branco em sua obra O que é escrita feminina (1991), e se propõe também a realizar um estudo de caso na tentativa de buscar entender como essa não-presença descrita por Castello Branco poderia ser observada em uma literatura que conectasse, indissociavelmente, texto verbal e imagem: mais especificamente as histórias em quadrinhos. Como base teórica para realizar essa análise da não-presença a partir da linguagem e elementos predominantes nas histórias quadrinhos foram levadas em consideração principalmente as relações existentes entre texto e imagem que foram apresentadas por Will Eisner em seu livro Quadrinhos e arte sequencial (1989) e por Scott McCloud, em sua obra Desvendando os quadrinhos (1995). O corpus escolhido para realizar essa discussão foi a graphic novel italiana CeneretolA (2021), realizada pelas escritoras, quadrinistas e ilustradoras Fumettibrutti e Joe1.

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Biografia do Autor

  • Aline Pereira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    É doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2024). Também é bacharela em Letras - Português/Italiano pela mesma universidade (2021) e tecnóloga em Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2013).

Referências

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Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, A. P. (2024). A não-presença da escrita feminina nos quadrinhos: uma análise em CenerentolA. Revista De Italianística, 49, 37-53. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i49p37-53