Nella narrativa brasiliana attuale, protagonista la città.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i34p23-30Parole chiave:
Cidade, Protagonista, História, Ficção, Mito, TransformaçõesAbstract
O propósito do presente artigo é desvelar a presença e o papel da cidade, não tanto como espaço urbano contraposto ao rural-bucólico, mas de uma cidade que assume uma posição privilegiada, de protagonista ou, ao menos, de coprotagonista, em romances escritos entre o fim do século passado e a atualidade no panorama literário brasileiro. História, ficção, mito, memória são aspectos já presentes na cidade descrita durante o Modernismo por autores como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes, mas também, em tempos diversos, por Lima Barreto, João do Rio, Rubem Fonseca, testemunhas das transformações do Rio de Janeiro. Por seu lado, Mário de Andrade com a obra Paulicéia Desvairada revela, conciliando estéticas diferentes, as mudanças de São Paulo devidas também às grandes imigrações. Entretanto, o objetivo principal deste texto se debruça sobre a importância atribuída às cidades de Manaus e de Brasilia respectivamente nos romances de Milton Hatoum e João Almino. Estes autores não se inserem no filão do regionalismo, tão marcado na tradição brasileira, mas, muito mais, fazem agir a presença humana num contexto urbano que assume vida própria, quase personificando-se.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CALVINO, I. Sono nato in America... Interviste 1951-1985, a cura di Luca Baranelli. Introduzione di Mario Barenghi. Milano: Mondadori, 2002.
CALVINO, I. Le città invisibili. Torino: Einaudi, 1972.
PRETE, A. “Antropologia del doppio”. http://www.zibaldoni.it/2006/11/07/doppio/. Acesso 06/05/2016.
HATOUM, M. Dois irmãos. Trad. A. Di Munno. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HATOUM, M. Cinzas do Norte. Trad. A. Di Munno. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
ALMINO, J. As Cinco Estações do Amor. Trad. A. Di Munno. Rio de Janeiro – São Paulo: Editora Record, 2001.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Revista de Italianística

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
La rivista detiene i diritti patrimoniali degli articoli e li pubblica simultaneamente nell’ambito della Licenza Creative Commons-Attribuzione-Non Commerciale-Senza Opere Derivate.