Em direção a um professor com autoridade: razões e modalidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i36p96-110Parole chiave:
Professor autorizante, Neurociências, Adolescentes, Professor amoroso, Ambiente de aprendizagem, Aluno-pesquisador, Recompensas e puniçõesAbstract
O presente artigo pretende lançar luz sobre algumas práticas que permitem ao professor expressar melhor as potencialidades de cada aluno. Após a apresentação de algumas possíveis causas que levam certos alunos a comportar-se de forma pouco edificante, o trabalho segue com uma exposição das razões que deveriam incentivar os professores a preferir um estilo educativo autorizante, a um estilo autoritário, permissivo e mesmo democrático, e uma definição de professor amoroso. O artigo traz, ainda, considerações sobre a técnica do convencimento racional, sobre o ambiente de aprendizagem, sobre a figura do estudante-pesquisador e sobre o sistema de recompensas
e punições, a ser substituído preferencialmente pelo sistema de consequências. Foram inseridas no trabalho, várias vezes, sugestões que provêm das neurociências. Em particular, reflete-se sobre a atenção que o professor deveria reservar à amídala dos alunos, uma vez que desempenha um papel importante nas emoções: uma consideração inadequada poderia induzir o aluno até a recusar-se a aprender com um determinado professor. Abordou-se, ainda, o discurso da peculiaridade do cérebro do adolescente, válido também, como no caso do escritor, quando se trata de estudantes universitários, porque, biologicamente, o cérebro, mesmo naquela idade, ainda não está maduro.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BROPHY, J. Teaching Problem Students (Edizione paperback. Originariamente pubblicato nel 1996). New York, NY: The Guilford Press, 2003.
CATIZONE, P. Produzione libera orale: un’attività comunicativa. In: Bollettino Itals. 2004, 5. Disponibile su: <https://www.itals.it/articolo/produzione-libera-orale-unattività-comunicativa> Accesso: 03/10/2018.
CLANDFIELD, L.; PRODROMOU, L. Dealing with Difficulties. Solutions, strategies and suggestions for successful teaching. Peaslake, Regno Unito: Delta Publishing, 2007.
COLLINS, S. Neuroscience for Learning and Development. How to apply neuroscience and psychology for improved learning and training. Londra, Regno Unito: Kogan Page, 2016.
COZOLINO, L. The Social Neuroscience of Education: Optimizing Attachment and Learning in the Classroom. New York, NY: W. Norton & Company, 2013.
DAFFI, G. Così impari. Guida alla severità intelligente per genitori e insegnanti. Trento, Italia: Edizioni Erickson, 2011.
D’ALONZO, L. Come fare per gestire la classe nella pratica didattica. Guida base. Firenze, Italia: Giunti Scuola, 2012.
DOGLIO, M. Uscirne vivi 2. Manuale per insegnanti. Milano, Italia: Lupetti, 2009.
DÖRNYEI, Z.; MURPHEY, T. Group Dynamics in the Language Classroom. New York, NY: Cambridge University Press, 2003.
DWECK, C. S. Mindset: The New Psychology of Success (Edizione paperback. Originariamente pubblicato nel 2007 da Random House). New York, NY: Ballantine Books, 2008.
FIORE MONTESSORI SCHOOL. Positive Discipline: Natural and Logical Consequences. In: The Blog. 2012. Disponibile su: <http://fioremontessori.com/positive-discipline-natural-and-logical-consequences/> Accesso: 03/10/2018.
GORDON, T. Insegnanti efficaci. Trad. N. Lilla. Firenze, Italia: Giunti, 1991.
HUMPHRIS, C. Come valutare a che punto si trova lo studente di una lingua straniera? In: Bollettino Dilit. 1984, 3. Disponibile su:
<https://www.dilitformazioneinsegnanti.it/bollettini/valutazione/come-valutare-a-che-punto-si-trova-lo-studente-di-una-lingua-straniera/> Accesso: 03/10/2018.
HUMPHRIS, C. Perché gli studenti non s’impegnano di più? In: Atti del 9o Seminario internazionale DILIT “Parlare”. 1997. Disponibile su: <https://www.dilitformazioneinsegnanti.it/atti/1997-9-seminario-parlare/perche-gli-studenti-non-simpegnano-di-piu/> Accesso: 03/10/2018.
HUMPHRIS, C. Che cosa stanca di più: lo studio o la noia? In: Bollettino Dilit. 2004, 2. Disponibile su: <https://www.dilitformazioneinsegnanti.it/bollettini/stranieri-nella-scuola-pubblica/che-cosa-stanca-di-piu-lo-studio-o-la-noia/> Accesso: 03/10/2018.
KOHN, A. Punished by Rewards. The Trouble with Gold Stars, Incentive Plans, A’s, Praise, and Other Bribes. New York, NY: Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, 1993 (2a ed.).
LEDOUX, J. The Emotional Brain: The Mysterious Underpinnings of Emotional Life (Edizione paperback. Originariamente pubblicato nel 1998 da Weidenfeld & Nicolson). Londra, Regno Unito: Phoenix, 1999.
MARIANI, U.; SCHIRALLI, R. Nostro figlio. Dal concepimento all’adolescenza come aiutarlo a crescere con il metodo dell’educazione emotiva. Milano, Italia: Arnoldo Mondadori Editore, 2014.
MCMANUS, M. Troublesome Behaviour in the Classroom: Meeting Individual Needs (2a ed.). New York, NY: Routledge, 1995.
MILANI, I. L’arte di insegnare (2a ed.). Milano, Italia: Antonio Vallardi Editore, 2014.
NATION, P. What Should Every EFL Teacher Know? Seul, Corea del Sud: Compass Publishing, 2013.
ROSENBLUM-LOWDEN, R.; LOWDEN KIMMEL, F. You Have to Go to School... You’re the Teacher! (3a ed.). Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2008.
SAITŌ, I. Manga. Omowazu tameshite mitaku naru shinrigaku nyūmon. [Manga. Libro di psicologia per principianti che inconsapevolmente ci fa venire voglia di mettere in pratica le tecniche illustrate]. Tokyo, Giappone: Takarajimasha, 2016.
SCUOLA DI BARBIANA. Lettera a una professoressa. Quarant’anni dopo. Firenze, Italia: Libreria Editrice Fiorentina, 2007.
SOUSA, D. A. How the Brain Learns. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2017 (5a ed.).
YŪKI, Y. (a cura di). “Naruhodo!” to wakaru. Manga. Hajimete no uso no shinrigaku. [Un libro convincente. Manga. Psicologia delle bugie per principianti]. Tokyo, Giappone: Seitōsha, 2016.
WHITMAN, G.; KELLEHER, I. Neuroteach; Brain Science and the Future of Education. London, Regno Unito: Rowman & Littlefield, 2016.
WOLFE, P. Brain Matters. Translating Research into Classroom Practice (2a ed.). Alexandria, VA: ASCD, 2010.
ZULL, J. E. The Art of Changing the Brain. Enriching Teaching by Exploring the Biology of Learning. Sterling, VA: Stylus Publishing, 2002.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
La rivista detiene i diritti patrimoniali degli articoli e li pubblica simultaneamente nell’ambito della Licenza Creative Commons-Attribuzione-Non Commerciale-Senza Opere Derivate.