Funcionalidade e qualidade de vida de crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.123455Palabras clave:
motor disorders, quality of life, children with disabilities, child education.Resumen
Introdução: Professores da educação infantil são capazes de fornecer informações realistas acerca da funcionalidade e da qualidade de vida de crianças com deficiências incluídas nas classes regulares.
Objetivo: Analisar a funcionalidade e a qualidade de vida de crianças com deficiência inseridas na educação infantil da rede pública de ensino de Capital do Sul do Brasil.
Método: Foram selecionados professores de educação especial. professores de sala. professores de educação física. professores auxiliares de educação especial e auxiliares de sala de crianças com deficiência. entre dois e cinco anos de idade. que apresentam comprometimentos motores e estão inseridas na educação infantil da rede municipal de Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e o Questionário Pediátrico sobre Qualidade de Vida versão 4.0. além de uma ficha de identificação.
Resultados: Houve semelhanças entre os relatos dos professores sobre funcionalidade e qualidade de vida das crianças.
Conclusão: Há diferentes formações acadêmicas. categorias profissionais e carga horária de trabalho. porém os relatos destes professores apresentaram certa homogeneidade. indicando que estão tentos às tarefas educativas e de cuidados destas crianças. promovendo o processo de inclusão. o desenvolvimento infantil e o bem estar geral da criança.
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