Revisitando a "Introdução à Teoria da Ciência", de Chikara Sasaki
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i15p154-167Palabras clave:
tecnologia científica, ciência moderna, teoria da ciência, ciência não-ocidentalResumen
Resenha do livro de Chikara Sasaki, destacando sua atualidade e relevância, apesar da pequena repercussão da tradução para a língua portuguesa. A exposição destaca em primeiro lugar os diferentes conceitos e concepções sobre a natureza da ciência e da tecnologia - como "ciência concreta", "ciência clássica", "ciência moderna", "ciência tecnológica" e "tecnologia científica". Nesse sentido, é destacado o fundo ideológico das políticas de desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, é analisada a concepção de "ciência não-ocidental" e seus modelos, a matemática japonesa (wasan) e a medicina chinesa tradicional, ilustrando aspectos da história da ciência no Japão. Por, fim, são discutidos os dilemas da ciência moderna em finais do século XX, com ênfase nos aspectos ecológicos, humanos e sociais.
Descargas
Referencias
SASAKI, Chikara. Introdução à Teoria da Ciência. Tradução Takeomi Tsuno. 1ª ed. São Paulo: Edusp, 2010. 232 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Guilherme Babo Sedlacek

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).



