Ensinar o debate regrado sobre as (des)igualdades entre os sexos no primário: evolução da distribuição da fala entre os(as) participantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p19-38Palavras-chave:
argumentação oral, debate regrado, sistema de gêneroResumo
Neste artigo, buscamos apresentar os resultados da pesquisa realizada pelo grupo GRAFE (Grupo de Pesquisa para a Análise do Francês Ensinado), por meio do dispositivo Atelier Filé, implementado em três turmas de uma escola primária do Cantão de Vaud, na Suíça, com alunos com idade entre 8 e 10 anos. O objetivo da pesquisa era o de compreender como intervenções didáticas específicas e reiteradas para o ensino do gênero debate regrado permitem, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento das capacidades argumentativas dos alunos em francês e influenciar a adesão dos alunos ao sistema de gênero, temática central escolhida para discussão nos diferentes debates regrados propostos pelo dispositivo. Dessa forma, os pesquisadores visavam investigar se o dispositivo era eficaz como procedimento para uma educação cidadã, de modo a formar cidadãos conscientes dos efeitos sociais da desigualdade de gêneros e linguisticamente atuantes na busca de maior igualdade no sistema de gêneros.
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