Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p117-134Palavras-chave:
Leitura, Educação, Escola pública, Formação de Leitores, Verificação da aprendizagemResumo
Considerando os debates sobre o declínio do número de leitores na sociedade contemporânea e sobre o modelo ideal de avaliação para um ensino significativo de literatura, este artigo volta-se ao estudo de práticas avaliativas de literatura para jovens matriculados no Ensino Médio. De modo mais específico, desenvolve-se este trabalho em torno do seguinte problema: a avaliação formativa em literatura é capaz de promover uma formação humana integral para os discentes das camadas populares? Dessa forma, o objetivo geral é investigar, no âmbito do IFMG campus Ouro Preto, a existência e a efetividade da avaliação formativa de literatura para alunos das camadas populares. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa exploratória, descritiva e documental, calcada em análises qualiquantitativas dos dados obtidos. Ao fim do estudo, espera-se complementar o debate sobre a real dimensão da leitura e incentivar uma política inclusiva do ensino de literatura.
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