Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p117-134

Palavras-chave:

Leitura, Educação, Escola pública, Formação de Leitores, Verificação da aprendizagem

Resumo

Considerando os debates sobre o declínio do número de leitores na sociedade contemporânea e sobre o modelo ideal de avaliação para um ensino significativo de literatura, este artigo volta-se ao estudo de práticas avaliativas de literatura para jovens matriculados no Ensino Médio. De modo mais específico, desenvolve-se este trabalho em torno do seguinte problema: a avaliação formativa em literatura é capaz de promover uma formação humana integral para os discentes das camadas populares? Dessa forma, o objetivo geral é investigar, no âmbito do IFMG campus Ouro Preto, a existência e a efetividade da avaliação formativa de literatura para alunos das camadas populares. O estudo foi conduzido por meio de pesquisa exploratória, descritiva e documental, calcada em análises qualiquantitativas dos dados obtidos. Ao fim do estudo, espera-se complementar o debate sobre a real dimensão da leitura e incentivar uma política inclusiva do ensino de literatura.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Kelsen Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

    Rafaela possui graduação em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas e em Língua Inglesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei, mestrado em Letras também pela Universidade Federal de São João del-Rei e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa "Estratégias Didático-Pedagógicas voltadas ao Estudante-Trabalhador (EDIPET)", do IF Sudeste MG; membro do Grupo de Pesquisa "Travessias e Feminismo(s): estudos identitários na autoria feminina", da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do GEALI - Grupo de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura, do(a) Instituto Federal Minas Gerais. Atualmente é professora da área Português/Inglês no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. Sua área de maior interesse é literatura e cultura, com ênfase nas escritas da contemporaneidade, concentrando-se nos seguintes temas: gênero; relações étnico-raciais e literaturas de expressão da alteridade. 

  • Túlio Romualdo Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais

    Túlio, atualmente, é mestrando em Letras: Estudos Literários no Pos-Lit, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), habilitação em Licenciatura em Língua Portuguesa (2015-2018), e é especialista em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG - Ouro Preto)(2019-2021). É colunista e coordenador de colunas da rede Professores Transformadores, desde 2019. É professor do Ensino Básico na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

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Publicado

21-03-2022

Como Citar

DIAS, Rafaela Kelsen; MAGALHÃES, Túlio Romualdo. Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 117–134, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p117-134. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185057.. Acesso em: 24 nov. 2024.