Desenvolvimento do letramento literário a partir de estratégias de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p96-116

Palavras-chave:

Literatura, Estratégias metacognitivas, Oficina literária, Formação leitora, Formação cidadã

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir o uso de estratégias de leitura conforme proposto por Solé (1998) em prol do letramento literário, apresentando uma sequência de aulas implementada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio em um colégio de aplicação da Zona da Mata Mineira. Com o intuito de integrar à formação estética necessária a um leitor literário (BARBOSA, 2011) uma formação cidadã — discutindo temas transversais relevantes para a formação crítica e reflexiva contemporânea, com destaque para questões de gênero, raça e classe —, foi desenvolvida uma oficina literária básica (COSSON, 2018) focada no livro Quarto de despejo (1960), de Carolina Maria de Jesus. Esta sequência propunha-se, além do letramento literário, ao desenvolvimento e ao aprimoramento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística, promovendo a integração entre esses eixos de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Alves Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, atuando na instituição como Coordenadora de turma do Ensino Fundamental II; supervisora do PIBID de Língua Portuguesa e orientadora do Programa de Residência Docente de Língua Portuguesa. Possui graduação em Letras (2012), mestrado em Linguística e Ensino (2015) e doutorado em Linguagem e Sociedade (2020) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada, orientando trabalhos nessa área.

  • Maria Beatriz Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo cursado período de licenciatura em Educação Básica no Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal), através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD - UFJF). Atualmente cursa mestrado em Educação na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Educação e Linguagem.

Referências

BARBOSA, B. T. Letramento literário: sobre a formação escolar do jovem leitor. Educação em foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167, mar. / ago. 2011.

BARBOSA, O.; CALDAS, S. Chão de Estrelas (1937). Curitiba: Revivendo Músicas: 1993. 1 disco sonoro (59 min).

CADILHE, A. J. Letramento & Literatura no Ensino Médio noturno: um estudo de caso etnográfico. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004, p. 169 - 191.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, 1972,

CORONEL, L. P. A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 271-288, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/elbc/n44/a13n44.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

COSCARELLI, C. V. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Boletim da Associação Brasileira de Linguística. Maceió: Imprensa Universitária, p. 163-174, dez. 1996.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. In: COSSON, Rildo. MACIEL, Francisca & PAIVA, Aparecida. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 55-68.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.

GOMES, M. F. C.; MONTEIRO, S. M. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.

JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Paulo de Azevedo, 1960.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2002.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

LAJOLO, M. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, A. C. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LISPECTOR, C. O primeiro beijo e outros contos. São Paulo: Ática: 1997.

MACHADO, M. N. M. Os escritos de Carolina Maria de Jesus: determinações e imaginário. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 105-110, maio/agosto, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n2/13.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.

OLIVEIRA, R. T. Duas formas e um mesmo tema: ser mulher entre os laços de família. Verbo de minas: letras, vol.13, no. 21, Juiz de Fora, p. 61-71, jan/jul. 2012.

PLAT, K. Race and Gender Representations in Clarice Lispector’s “A Menor Mulher do Mundo” and Carolina Maria de Jesus’ Quarto de Despejo. Afro-Hispanic Review, vol. 11, no. 1/3, p. 51-57, 1992.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

STREET, B. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: CUP, 1984.

ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em 26/04 às 20:15.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

FONSECA, Carolina Alves; PINTO, Maria Beatriz. Desenvolvimento do letramento literário a partir de estratégias de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 96–116, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p96-116. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185163.. Acesso em: 24 nov. 2024.