Educação literária e ensino remoto: um relato de pesquisa para uma comunidade de leitores em formação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179Palavras-chave:
Literatura, Ensino médio, Ensino remoto, Formação de leitores, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar duas práticas pedagógicas elaboradas para turmas de Ensino Médio da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul no que tange à educação literária na modalidade de ensino remoto. Considerando aportes teóricos abordados por Rildo Cosson, Cecilia Bajour e Silvia Castrillón acerca do direito à leitura/literatura e da experiência da escuta literária, procuramos sistematizar reflexões e teorias que subjazem a prática docente, em um relato essencialmente narrativo. Por fim, oferecemos alguns indícios de que tais práticas, e, consequentemente, o cotidiano das interações nas aulas de Língua Portuguesa e Literaturas, possam ter desnaturalizado percepções dos estudantes em relação à adaptação da gestão escolar local, assim como do sistema de ensino estadual, para o modelo de aulas remotas proposto no de ano de 2020.
Downloads
Referências
ASSIS, M. Papéis Avulsos. São Paulo: Escala Educacional, 2008.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BENJAMIN, W. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad. de Márcio Seligmann-SILVA. São Paulo: Editora Iluminuras, 2020.
CANDIDO, A. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.
CHBOSKY, S. As vantagens de ser invisível. Trad. de Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2007.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
CRUZ, A. Jalan jalan: uma leitura do mundo. Lisboa: Penguin Random House, 2017.
CRUZ, A. Vamos comprar um poeta. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2019.
DI NAPOLI, P. N. Convivência virtualizada entre escolar e lar em tempos de pandemia: uma reflexão socioeducativa. Olhar de professor, v. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15510.209209225352.0521. Acesso em 7 de agosto de 2021.
ENDRUWEIT, M. Lendo os Clássicos em Voz Alta. Salão de Extensão (20, 2019: Porto Alegre, RS). Caderno de resumos. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/215716. Acesso em 5 de agosto de 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.
KONDER, L. As artes da palavra: elementos para uma poética marxista. Boitempo: São Paulo, 2005.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MANGUEL, A. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. 1. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2017.
MANGUEL, A. Ler é um ato de poder, 2018. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Fronteiras do Pensamento. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XHBIAntmnhs. Acesso em: 24 mar. 2021.
MARUXO JUNIOR, J. H.; FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Linguagem e Interação [3 volumes]. 3ºed. São Paulo: Editora Ática, 2016. Disponíveis em: https://www.edocente.com.br/pnld/2018/obra/lingua-portuguesa-linguagem-e-interacao/. Acesso em 24 mar. 2021.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.
RIBEIRO, A. E. Tudo o que fingimos (não) saber sobre tecnologias e educação. Blog da Parábola Editorial, 2020. Disponível em: https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/sobre-tecnologias-e-educacao. Acesso em 18 de março de 2021.
SANTOS, D. Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas. H2D | Revista de Humanidades Digitais, 2(2), 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/h2d.2894.
SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia e outros fragmentos. Trad. de Victor-Pierre Stirnimann. São Paulo: Editora Iluminuras, 1994.
SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2018.
TRUJILLO, C. S. A.; PINTO, N. S. A roda literária como uma proposta para a formação de leitores literários no projeto de extensão “Fragata: itinerâncias literárias”. Revista Cadernos da Educação Básica, v. 5, n. 1, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel dos Santos, Drisana de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.