Práticas de leitura em Língua Portuguesa a partir da BNCC: em que se fundamentam e como realizá-las em sala de aula?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p5-26Palavras-chave:
Eixo leitura, Habilidades de leitura, Estratégias de leitura, Educação básica, LetramentoResumo
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) prescreve práticas de leitura que devem ser implementadas na educação básica brasileira. No entanto, não explicita as bases teóricas em que fundamenta o Eixo Leitura em Língua Portuguesa, de forma que faltam subsídios para o aprimoramento teórico do professor, para o planejamento e para a implementação das práticas prescritas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar o Eixo Leitura da BNCC, Língua Portuguesa, da etapa do 6º ao 9º ano, no que se refere à proposta do documento e às suas bases teóricas e, ainda, às possibilidades didáticas dos principais conceitos envolvidos. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, sendo a primeira etapa do tipo documental, e a segunda, bibliográfica. Os resultados oferecem subsídios para o aprimoramento teórico do professor e para o planejamento de atividades de leitura teoricamente bem fundamentadas.
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