Compreensão do trabalho docente: um estudo de caso focado na reflexão sobre o ensino dos conhecimentos linguísticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p165-186Palavras-chave:
Ressignificações, Figuras de ação, Agir docente, Ensino de língua portuguesa, Análise linguísticaResumo
Este estudo de caso, situado no quadro teórico-epistemológico do interacionismo sociodiscursivo, objetiva testar o cofuncionamento de duas categorias de análise em pesquisas que buscam compreender o agir: ressignificações e figuras de ação. Para isso, analisa a prática de um professor de língua portuguesa do 3º ano do ensino médio a fim de mostrar como essas categorias podem contribuir para a compreensão do trabalho docente. De forma experimental, examina as ressignificações atribuídas ao atendimento da perspectiva sociointeracionista da linguagem realizadas por esse professor durante sessões de autoconfrontação simples em que refletia sobre o ensino de conhecimentos linguísticos e verifica, assim, se tais ressignificações funcionam junto às figuras de ação. Os resultados apontam para uma possível correlação entre essas duas categorias, evidenciando como conteúdo temático e marcas linguísticas podem ajudar a esclarecer o agir humano e sua apreensão.
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