O gênero memorial em contexto acadêmico: memoriais de formação e memoriais acadêmicos em comparação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p44-72Palavras-chave:
Condições de produção, Narrativa autobiográfica, Marcadores discursivos, Plano de texto, Linguística do TextoResumo
O principal objetivo deste trabalho é fazer uma análise de memoriais produzidos em contexto acadêmico em função de três variáveis: condições de produção, plano de texto e marcadores discursivos. O corpus é constituído por 30 memoriais, sendo 15 de estudantes de dois cursos de especialização e 15 de candidatos a concursos para entrada na carreira docente em variadas áreas do conhecimento. A metodologia de análise é mista e apresenta as seguintes etapas: a) análise das condições de produção; b) análise do plano de texto de cada um dos tipos de memoriais; c) análise dos marcadores discursivos mais frequentes em cada um dos tipos de memoriais; d) comparação dos dois grupos de memoriais em relação às variáveis em análise; e) discussão dos resultados. Os resultados evidenciam diferenças ao nível do plano textual e da conexão marcada através do uso de marcadores discursivos nos dois grupos de memoriais.
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