Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p5-25Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Dimensão contextual do gênero, Dimensão linguística do gêneroResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado ao gênero de texto e suas dimensões contextuais e linguísticas nas questões das provas do ENEM na área de “Línguas, códigos e suas tecnologias”, especificamente nas de Língua Portuguesa. A partir dessa perspectiva, lançamos a seguinte questão: essas dimensões são abordadas para compreender o gênero como tal? Para isso, realizamos um levantamento quanti-qualitativo das provas regulares do Enem, abrangendo o período de 2015 a 2020. Como base teórica para essa análise, aderimos aos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, na análise predominantemente descendente de gêneros e o tratamento do texto como um sistema complexo, para o qual o texto é constituído por duas faces, uma dimensão social e uma dimensão linguística.
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