O ensino da escrita-argumentativa voltada para a redação do Enem no canal digital do Youtube Luma e Ponto: textualidades seriadas e discurso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p222-241Palavras-chave:
Escrita, Argumentação, Ensino, Sujeito, YoutubeResumo
O objetivo deste artigo é analisar algumas playlists do canal do Youtube Luma e Ponto e, também, um dos vídeos dessas playlists intitulado “Como escrever redação mais rápido”, a fim de interpretar de que modo esse site de compartilhamento produz significação, materializada por uma textualidade em série (Dias, 2019), transformando o olhar em trabalho (Bucci, 2021). Para isso, utilizou-se o referencial teórico da Análise de Discurso materialista, a partir do corpus selecionado, para fundamentar nossa interpretação de como a escrita-argumentativa, em especial, a redação do Enem, é discursivizada pelo sujeito-youtuber, sabendo que é na articulação da língua com a história que o discurso se materializa. Desse modo, observou-se que a organização das playlists do canal analisado leva a uma formação discursiva que sustenta a redação do Enem no ideário da técnica/modelo/rapidez em que a escrita é tida como mercadoria e o ensino se configura como capacitação (Orlandi, 2017), impedindo que a argumentação seja reconhecida como prática de linguagem (Piris, 2020) e direito (Pacífico, 2016).
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