O contributo dos estudos discursivos na construção de mensagens publicitárias nos meios digitais: análise da comunicação de uma marca de água de mesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i1p149-169

Palavras-chave:

Discurso, Publicidade, Media, Oportunidades, Desafios

Resumo

A publicidade encontrou, nos novos meios digitais, oportunidades e desafios. Nessas formas de comunicar, reconhecemos complexidade, variedade, aumento do imediatismo e novos dialogismos. Instituições e marcas tomaram consciência do impacto desses novos meios e da necessidade de uma comunicação mais eficiente. Os estudos do discurso constituem um instrumento de análise das mensagens promocionais nos meios tradicionais e digitais, mas também contribuem para que instituições e marcas utilizem esses meios de formas eficientes e eticamente responsáveis. Revisitam-se três abordagens para aferir o seu espectro de análise: olhar para a comunicação como (1) interação social, reveladora das relações de poder, processos culturais e práticas discursivas (análise crítica do discurso); (2) compreender a arquitetura retórica do tecido textual, que possibilita um discurso argumentativo, persuasivo e eficaz (retórica e argumentação); (3) examinar o contributo da linguística pragmática para a compreensão da linguagem na interação criada nos novos meios (princípios da conversação e implicatura).

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Biografia do Autor

  • Elsa Simões, Universidade Fernando Pessoa

    Doutora em Linguística pela Lancaster University (2003).
    Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
    Membro Integrado do LabCom da Universidade da Beira Interior (Portugal).

  • Sandra Tuna, Universidade Fernando Pessoa

    Doutora em Estudos de Tradução pela University of Warwick (2004).
    Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (Portugal).
    Membro Integrado do LabCom da Universidade da Beira Interior (Portugal).

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Publicado

2024-03-14

Como Citar

SIMÕES, Elsa; TUNA, Sandra. O contributo dos estudos discursivos na construção de mensagens publicitárias nos meios digitais: análise da comunicação de uma marca de água de mesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 149–169, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i1p149-169. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/213233.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento