Com todo o meu coração graças à literacia em saúde: a linguagem e a retórica em campanhas mediáticas portuguesas de saúde cardiovascular
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p184-210Palavras-chave:
Linguagem, Imagem, Literacia em saúde, Saúde cardiovascular, Campanha mediáticaResumo
Este artigo foca-se no uso da linguagem e da retórica em campanhas mediáticas de saúde cardiovascular conduzidas por entidades portuguesas de cardiologia comprometidas com a literacia em saúde, incidindo no conteúdo (“o quê”) e na forma (“como”) da mensagem. A análise temática e a análise retórica foram aplicadas a um corpus de dez cartazes (2018-2023). Os resultados mostram que o pathos tende a suscitar várias reações (e.g., alarme, motivação para agir, medo, culpa, preocupação) que poderão instigar a ação. O logos é construído a partir de, por exemplo, dispositivos discursivos (e.g., utilização de perguntas, seleção de cores com fins conotativos, descrições de conceitos, isotopia) e dispositivos estilísticos, contribuindo para que a compreensão e o uso de informação possam ser mais efetivos. Encontram-se princípios de literacia em saúde presentes na mensagem.
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