Transitividade e nominalização: um estudo sistêmico-funcional em redação do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p329-351

Palavras-chave:

Metáfora Gramatical, Metafunção ideacional, Texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Estudar um texto à luz da Linguística Sistêmico-Funcional é analisá-lo juntamente com seu aspecto contextual/pragmático, levando em consideração as funções da linguagem e suas respectivas intenções comunicativas. Sendo assim, a Metáfora Gramatical e, especificamente, a metafunção ideacional, corrobora a defesa do posicionamento crítico em meio à sociedade. Tendo em vista que a produção escrita é uma forma de participação social, o objetivo deste artigo foi verificar os diálogos existentes entre o sistema de transitividade e a nominalização em textos dissertativo-argumentativos, como uma estratégia de persuasão e de impessoalidade do dizer. A pesquisa fundamentou-se em autores como Halliday e Matthiessen (2014), Sardinha (2007), Gouveia (2009) e Valério (2012). Foi examinado um corpus de quatro redações nota mil no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados esperados são os de que a Metáfora Gramatical se mostra como um excelente artifício para produções argumentativas.

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Biografia do Autor

  • Ana Catarina Gomes Farias Santiago, Universidade de Pernambuco

    Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco, Brasil (2023).

  • Maria do Rosário Albuquerque Barbosa, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Professora Associada da Universidade de Pernambuco (Brasil).

  • José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade de Pernambuco

    Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2023). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

SANTIAGO, Ana Catarina Gomes Farias; BARBOSA, Maria do Rosário Albuquerque; SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar. Transitividade e nominalização: um estudo sistêmico-funcional em redação do Enem. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 329–351, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p329-351. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/221213.. Acesso em: 25 out. 2024.