Dos campos de atividades humanas aos campos de atuação: contribuições bakhtinianas para o ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p322-341

Palavras-chave:

Bakhtin, Campos de atividades humanas, Campos de atuação, BNCC, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, o intuito é analisar e refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir das contribuições bakhtinianas, tendo em vista a concepção dos campos de atividades humanas (Bakhtin, 2016; Volochínov, 2018). Para isso, recuperamos o elo enunciativo possível dos documentos normativos federais, principiando pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997; 1998) e pelas Orientações curriculares para o ensino Médio (Brasil, 2006), para cotejar os campos de atuação nas três versões da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2015; 2016; 2018). Nesse sentido, metodologicamente, fundamenta-se na compreensão de cotejo, proposto por Geraldi (2012), a partir também dos pressupostos bakhtinianos. Por meio das análises, foi possível observar as aproximações e rupturas estabelecidas entre os posicionamentos assumidos nos distintos documentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Cristina Alves Polizeli, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2023). Formadora de professor EFAPE-SEDUC/SP do Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Brasil.

  • Marcos Antonio Rodrigues, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2021). Professor Colaborador na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil.

  • Silvia Regina Peres, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil (2008). Formadora de professores na Escola de Formação EFAPE do Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Brasil.

Referências

AMORIM, A. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2001.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa: das práticas aos objetos e habilidades. In: BUNZEN, C. Pedagogização dos gêneros no contexto brasileiro: críticas, possibilidades e desafios. Recife: Pipa Comunicação, 2021.

BARBOSA, J. P.; ROJO, R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L; CRISTOVÃO, V. L. L; LOUSADA, E. (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/BNCCAPRESENTACAO.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - 2 a versão revista. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2016/05/2%C2%AA-BNCC-BOOK.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.

FARACO, C. A.. Linguagem & Diálogo: As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2010.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2.ed. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010a.

GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010b.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Ática, 2011.

GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GRUPO DE ESTUDOS DOS GÊNEROS DO DISCURSO. (org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia Bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 19- 39.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 5.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013a.

GERALDI, J. W. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os estudantes podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, M. T. A. Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b.

GRILLO, S. V. C. A noção de campo nas obras de Bourdieu e do Círculo de Bakhtin: suas implicações para a teorização dos gêneros do discurso. Revista da Anpoll, v. 1, n. 19, p. 151 – 184, 2005. Disponível em: https://anpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/461. Acesso em 04 mar. 2025.

GRILLO, S. V. C. Divulgação científica na esfera midiática. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

GRILLO, S. V. C. Esfera e campo. In: BRAIT, B (Org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014, p. 133-160.

KOCH, I. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, vol. 35, n. 1, jan./abr 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93094. Acesso em 12 mar. 2025.

ROJO, R. H. O texto no ensino-aprendizagem de línguas hoje: desafios da contemporaneidade. In: FINOTTI, L. H. B.; MESQUITA, E. M. C. de; TRAVAGLIA, L. C. (Orgs.). Gêneros de texto: caracterização e ensino. Uberlândia: EDUFU, 2007. p. 9-43.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SOBRAL, A. Um diálogo bakhtiniano com L. A. Marcuschi. Comunicação. IV SIGET. Anais. 2007.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2009.

UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Fundamentos da nova educação. Brasília, UNESCO, 2000. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129766. Acesso em: 29 jun. 2024.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

POLIZELI, Renata Cristina Alves; RODRIGUES, Marcos Antonio; PERES, Silvia Regina. Dos campos de atividades humanas aos campos de atuação: contribuições bakhtinianas para o ensino de língua portuguesa. Linha D’Água, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 322–341, 2025. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v38i1p322-341. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/226711.. Acesso em: 12 maio. 2025.