Da interação discursiva à interatividade tecnodiscursiva da divulgação científica: por uma análise dialógica do discurso digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p99-124Palavras-chave:
Tecnodiscursividade, Análise dialógica do discurso, Análise do discurso digital , InstagramResumo
Considerando a importância que a divulgação científica tem apresentado na contemporaneidade, principalmente num momento sócio-histórico de ataque à importância e validação do conhecimento científico na sociedade, este trabalho visa analisar como a interação discursiva e a interatividade se manifestam no tecnodiscurso da divulgação científica em ambiente digital. Do ponto de vista teórico, o artigo está alicerçado na articulação entre pressupostos da análise dialógica do discurso e da análise do discurso digital, principalmente em relação à convocação dos conceitos de interação discursiva, relações dialógicas, responsividade, tecnodiscurso, interatividade, deslinearização e relacionalidade. Do ponto de vista metodológico, selecionamos uma postagem do perfil Ciência USP (@cienciausp) na rede social Instagram, promovendo a descrição da plataforma, da conta e da postagem, seguida de uma análise dialógica do enunciado digital no que se refere à interação discursiva e a interatividade na construção de sentido desse enunciado pelo usuário da rede. Resultados apontam para a fecundidade da articulação entre esses pressupostos teórico-metodológico-analíticos, ao evidenciar particularidades na experiência de consumo de informações sobre divulgação da ciência em ambiente digital.
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