Língua, cultura e identidade: a língua portuguesa como espaço simbólico de identificação no documentário: Língua - vidas em português
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i1p47-66Palavras-chave:
Language, Linguistic Community, Culture, Identity ConstructionResumo
A língua enquanto fator social é constitutiva de cada ser humano. A linguagem atribui a cada indivíduo, bemcomo a sua comunidade linguística, um modo particular e peculiar de perceber o mundo e seu entorno. A linguagem éinclusive influenciada por vários processos socioculturais e históricos. Se de fato podemos afirmar que cada língua fazsua leitura de mundo, surge então uma inquietação, como se comportaria uma mesma língua em vários continentes, em quemedida influências socioculturais atuam e influenciam no processo de construção de identidade cultural. Ora definindocomunidades linguísticas, ora diferenciado grupos sociais, a língua institui-se como espaço simbólico de identificação. Odocumentário Língua – Vidas em Português a medida que reúne relatos de falantes de língua portuguesa em diversoscontinentes visa a ilustrar que a língua portuguesa a partir de processos sócio históricos e culturais tem sido fatordeterminante na construção de identidade, autoafirmação e legitimação das nações que de um modo ou de outro integrama comunidade linguística lusófona. Por acreditamos ser admissível instaurar um dialogismo entre Língua, Cultura eIdentidade, é que desenvolvemos o presente estudo, isso porque os estudos sociolinguísticos atuais não buscam, comooutrora, apenas estudar, entender ou descrever aspectos linguísticos estruturais e supraindividuais, mas, sobretudorefletir sobre relações entre sujeito, língua, identidade, cultura e história.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.