Contribuições da análise textual dos discursos para o ensino em ambientes virtuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p185-201Palavras-chave:
sequências textuais explicativas, sequências textuais descritivas, interação, ensino em ambientes virtuais / Keywords, Explicative Textual Sequences, Descriptive Textual Sequences, Interaction, Teaching in Virtual EnvironmentsResumo
O presente artigo tem por objetivo principal discutir aspectos teóricos da Análise Textual dos Discursos que orientam uma metodologia de aprendizagem autônoma por alunos universitários. Tomando por base, principalmente, estudos desenvolvidos por Adam (2008), será discutida uma unidade temática de conteúdo teórico da área de Ciências Exatas, em que sequências explicativas e descritivas constroem-se de forma a proporcionar a interação entre o texto veiculado em ambiente virtual e o aluno e, consequentemente, facilitam-lhe a aprendizagem de um conteúdo totalmente novo. Para tanto, trar-se-á para a discussão atividades destinadas a alunos de Engenharia de uma universidade brasileira, componentes de uma disciplina trabalhada a distância. A metodologia em discussão estabelece o diálogo entre uma questão central do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem – a interação pela linguagem – e o papel que o aluno, nesses ambientes, assume: um leitor/autor que constrói sentidos e transfere conhecimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.