Children's literary text: reading comprehension and literary language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p21-38

Keywords:

Children's literature, Reading, Interaction, Teaching, Elementary school

Abstract

This article aims to reflect upon how children’s literature, as text, is characterized based on its reading and the readers whose development is mediated by this text. This proposal stems from a perception that although reading practices of these texts are common in the classroom, what motivates this practice is not the literary language in itself, but the development of linguistic conscience through the language structures identified in the text. The arguments herein presented intend to characterize children’s literature through the concept of literary language and to defend the need for qualified mediation, both to expand the reader’s literary repertoire and to promote the development of autonomous readers who are able to read, understand, and build meaningful interactions with the literary language, which, in turn, will enable the presence of this practice in their reading experience.

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Author Biographies

  • Marília Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, na área Didática dos Anos Iniciais, leitura e escrita. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) orientando pesquisas de mestrado. Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013). Coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" e do projeto de extensão "LER: clube de leitura (Lendo Em Roda)". Membro dos grupos de pesquisa GEARTE/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) e GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento).Editora Associada da Revista GEARTE. Pesquisa: educação literária, currículo literário, literatura infantil, leitura e mediação.

  • Renata Sperrhake, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na área de Didática dos Anos Iniciais, Leitura e Escrita como docente do Curso de Pedagogia. Foi professora do Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e no Colégio de Aplicação da UFRGS, onde atuou como professora substituta. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pelo PPGEDU/ UFRGS. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e líder do ​Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED) e integrante do Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino. É coordenadora adjunta do Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?". Tem interesse nos seguintes temas: alfabetização, leitura, escrita, letramento, avaliações interna e externa e estudos foucaultianos.

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Published

2022-03-21

How to Cite

NUNES, Marília Forgearini; SPERRHAKE, Renata. Children’s literary text: reading comprehension and literary language. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 21–38, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p21-38. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185221.. Acesso em: 3 jun. 2024.