A escrita na universidade: dificuldades na redação do vestibular e perspectivas para alunos do curso de Direito

Autores/as

  • Sueli Cristina Marquesi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p51-71

Palabras clave:

escrita, ensino na universidade, plano de texto, contexto, revisão.

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre dificuldades de escrita de alunos ingressantes  de uma universidade brasileira. A partir dos dados levantados em resultados de vestibular para curso de Direito e da análise de uma redação, propomos reflexões que orientam o trabalho de escrita na universidade, com vistas à superação das referidas dificuldades. Os procedimentos analíticos que adotamos conjugam  noções de plano de texto (ADAM, 2011) e de contexto (VAN DIJK, 2012; 2016), bem como estudos sobre revisão de escrita (PINTO, 2015; HEURLEY, 2006). Para a discussão, recorremos a uma redação retirada de corpus constituído por redações de um processo seletivo de 2017 para o curso de Direito.

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Biografía del autor/a

  • Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul
    Professora doutora da Universidade Cruzeiro do Sul

Publicado

2018-03-27

Cómo citar

MARQUESI, Sueli Cristina; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. A escrita na universidade: dificuldades na redação do vestibular e perspectivas para alunos do curso de Direito. Linha D’Água, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 51–71, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i1p51-71. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/140348.. Acesso em: 27 nov. 2024.