A escrita na universidade: dificuldades na redação do vestibular e perspectivas para alunos do curso de Direito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i1p51-71Palabras clave:
escrita, ensino na universidade, plano de texto, contexto, revisão.Resumen
Neste artigo, refletimos sobre dificuldades de escrita de alunos ingressantes de uma universidade brasileira. A partir dos dados levantados em resultados de vestibular para curso de Direito e da análise de uma redação, propomos reflexões que orientam o trabalho de escrita na universidade, com vistas à superação das referidas dificuldades. Os procedimentos analíticos que adotamos conjugam noções de plano de texto (ADAM, 2011) e de contexto (VAN DIJK, 2012; 2016), bem como estudos sobre revisão de escrita (PINTO, 2015; HEURLEY, 2006). Para a discussão, recorremos a uma redação retirada de corpus constituído por redações de um processo seletivo de 2017 para o curso de Direito.Descargas
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