A revisão de texto por pares como metodologia ativa para o aprimoramento da escrita acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i1p137-158Palabras clave:
Escrita, Revisão, Interação, Metodologias ativas de aprendizagem, Aprendizagem por paresResumen
Neste artigo, temos como objetivo apresentar a aplicação da metodologia de aprendizagem por pares adaptada a uma atividade de revisão de texto acadêmico, especificamente de resumo de dissertação de mestrado. Para o desenvolvimento dessa proposta, buscamos o aporte teórico que trata de metodologias ativas, bem como de interação e de escrita como processo recursivo, do qual faz parte a etapa de revisão. Entendemos que abordar o ensino da escrita acadêmica da perspectiva de tais metodologias permite alinhá-lo ao paradigma atual, segundo o qual, o aluno assume um papel ativo na própria aprendizagem, e o professor torna-se um orientador de caminhos que possibilitam a construção individual e coletiva de conhecimentos.
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