Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44

Palabras clave:

Proficiência leitora, Rendimento escolar, Metacognição, Estratégias de leitura, Ensino médio

Resumen

Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.

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Publicado

2021-12-09

Cómo citar

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; FRANCO, Thiago Loyola; CAMPOS, Anne Caroline Lima. Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 27–44, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229.. Acesso em: 18 dec. 2024.