Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p26-43

Palabras clave:

Artigo científico, Língua de divulgação, Voz autoral, Plano de texto, Tempos gramaticais

Resumen

O presente trabalho incide na análise de textos do género artigo científico com o objetivo de identificar e sistematizar algumas das suas principais propriedades. Foi analisado um corpus de 60 exemplares de Ciências (C) e de Ciências Sociais e Humanas / Humanidades (CSHH), focando a atenção em propriedades como a língua de divulgação usada, a voz autoral, o uso predominante de tempos verbais e o plano de texto adotado. Ao contrastar artigos de C e de CSHH, a análise das propriedades mencionadas permitiu detetar cruzamentos e influências recíprocas. De acordo com os dados obtidos, artigos de CSHH apresentam maior variedade no uso dos diversos mecanismos analisados, construindo vozes autorais e um posicionamento mais individualizado, ao passo que os artigos de C, escritos exclusivamente em inglês, refletem a opção por recursos mais uniformizados e formulaicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Joana Vieira Santos, Universidade de Coimbra

    Doutora em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2000).
    Professora Associada na Universidade de Coimbra (Portugal).

  • Paulo Nunes da Silva, Universidade Aberta

    Doutor em Linguística Portuguesa pela Universidade Aberta (2006).
    Professor Auxiliar na Universidade Aberta (Portugal).
    Investigador no CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra (Portugal).

Referencias

ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. 3. ed. Paris: Éditions Nathan, 1992.

ADAM, J.-M. La linguistique textuelle: introduction à l’analyse textuelle des discours. Paris: Armand Colin, 2008.

ADAM, J.-M.; HEIDMANN, U. Dos gêneros de discurso à genericidade: seis proposições. In: O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 2011. p. 567-588.

BAKHTIN, M. The problem of speech genres. In: Speech genres and other late essays. Austin: The University of Texas Press, 1986. p. 60-102.

BAZERMAN, C.; LITTLE, J.; BETHEL, L.; CHAVKIN, T.; FOUQUETTE, D.; GARUFIS, J. Reference guide to Writing Across the Curriculum. West Lafayette: Parlor Press, 2005.

BENNEWORTH, P.; JONGBLOED, B. W. Who matters to universities? A stakeholder perspective on humanities, arts and social sciences valorisation. High Educ, v. 59, p. 567-588, 2010.

BRONCKART, J.-P. Activité langagière, textes et discours: pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1997.

BUNTON, D. The structure of PhD conclusion structures. Journal of English for Academic Purposes, n. 4, p. 207-224, 2005.

BUNTON, D. Generic moves in PhD Thesis Introductions. In: FLOWERDEW, John (Ed.). Academic discourse. London: Pearson Education, 2002. p. 57-75.

GONÇALVES, M.; ROSA, R. Mecanismos de reformulação no artigo científico. In: ABLALI, D.; GONÇALVES, M.; SILVA, F. (Orgs.). Reformular: uma questão de géneros? Lisboa: Húmus, 2021. p. 247-267.

HYLAND, K. Academic discourse. London/New York: Continuum, 2009.

MAINGUENEAU, D. Discours et analyse du discours. Paris: Armand Colin, 2014.

MATSUDA, P. K.; TARDY, C. Voice in academic writing: the rhetorical construction of author identity in blind manuscript review. English for Specific Purposes, n. 26, p. 235-249, 2007.

MIRANDA, F. Textos e géneros em diálogo: uma abordagem linguística da intertextualização. Lisboa: FCT/FCG, 2010.

NGUYEN, T. T. L.; PRAMOOLSOOK, I. Master’s Theses written by Vietnamese and international writers: rhetorical structure variations. The Asian ESP Journal, v. 12, n. 1, p. 106-127, 2016.

PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. Thesis and dissertation writing in a second language: a handbook for supervisors. New York: Routledge, 2007.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Equinox, 2012.

SANTOS, J. V.; SILVA, P. N. Issues of textual hybridity in a major academic genre: PhD dissertations vs. research articles. Redis: Revista de Estudos do Discurso, Porto, n. 5, p. 171-193, 2016.

SANTOS, J. V.; SILVA, P. N. Dinâmicas de género e de texto: entre plano convencional e plano ocasional nas teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. In: VALENTIM, H. T.; OLIVEIRA, T.; TEIXEIRA, C. (Orgs.). Gramática e texto: interações e aplicação ao ensino. Lisboa: NOVA FCSH – CLUNL, 2021. p. 93-112.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, n. 11, p. 5-16, 1999.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. G. S. Cordeiro e R. Rojo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SILVA, P. N.; ROSA, R. O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. D.E.L.T.A. (Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada), v. 35 n. 4, p. 1-38, 2019. DOI: http://doi.org/10.1590/1678-460x2019350409.

SILVA, P. N.; SANTOS, J. V. Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português. In: SEARA, I. R.; SEBASTIÃO, I.; MARQUES, I. S. (Orgs.). Discurso(s) de Cumplicidade: homenagem a Fernanda Menéndez. Lisboa: Edições Húmus, 2019. p. 53-78.

SILVA, P. N.; SANTOS, J. V.; SITOE, M. Z. Itinerários da escrita académica no ensino superior: um projeto de investigação aplicada sobre textos e géneros. In: CAELS, F.; BARBEIRO, L. F.; SANTOS, J. V. (Orgs.). Discurso académico: uma área disciplinar em construção. Coimbra/Leiria: CELGA-ILTEC/ESECS-IPL, 2019. p. 265-286.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. Research genres: exploration and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

WERLICH, E. A text grammar of English. Heidelberg: Quelle & Meyer, 1983.

ALVITES, R. D. et al. Establishment of a Sheep Model for Hind Limb Peripheral Nerve Injury: Common Peroneal Nerve. International Journal of Molecular Sciences, v. 22, n. 1401, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijms22031401.

DELHAIZE, J. et al. MIGHTEE: are giant radio galaxies more common than we thought? Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, n. 501, p. 3833-3845, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/mnras/staa3837.

CARO, C.; MARQUES, J. C.; CUNHA, P. P.; TEIXEIRA, Z. Ecosystem services as a resilience descriptor in habitat risk assessment using the InVEST model. Ecological Indicators, n. 115, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2020.106426.

CERN, K. M.; LINHARES, J. M. A.; WOJCIECHOWSKI, B. The public Power of Judgement: Reasonableness Versus Rationality – Setting the Ball Rolling. International Journal for the Semiotics of Law, n. 33, p. 3-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11196-019-09659-8.

FABIÃO, C. Felicitas Iulia Olisipo a Lisboa Romana. SCAENA – Revista do Museu de Lisboa – Teatro Romano, p. 82-96, 2020.

GONÇALVES, V.; HENRIQUE, A. F.A.; MATOS, P.; JORDAN, P. Ibuprofen disrupts a WNK1/GSK3β/SRPK1 protein complex required for expression of tumor-related splicing variant RAC1B in colorectal cells. Oncotarget, v. 11, n. 47, p. 4421-4437, 2020. DOI: https://doi.org/10.18632%2Foncotarget.27816.

LOBO, A.; FERREIRA, S.; COUTO, A. Exploring Monitoring Systems Data for Driver Distraction and Drowsiness Research. Sensors, n. 20, 3836, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/s20143836.

MAIA, A. S.; PAÍGA, P.; DELERUE-MATOS, C.; CASTRO, P. M. I.; TIRITAN, M. E. Quantification of fluoroquinolones in wastewaters by liquid chromatography-tandem mass spectrometry. Environmental Pollution, n. 259, 113927, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envpol.2020.113927.

MAIO, R.; ESTÊVÃO, J. M. C.; FERREIRA, T. M.; VICENTE, R. Casting a new light on the seismic risk assessment of stone masonry buildings located within historic centres. Structures, n. 25, p. 578-592, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.istruc.2020.03.008.

PAIVA, J. P. The Impact of Luther and the Reformation in the Portuguese Seaborne Empire: Asia and Brazil, 1520-1580. Jnl of Ecclesiastical History, v. 7, n. 2, p. 283-303, 2019. DOI: https://doi.org/10.1017/S0022046918002658.

REIS, C. “Entre os parágrafos mortos da história”. Sobre a historicidade na ficção queirosiana. Revista de Estudos Literários, n. 9, p. 85-113, 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-847X_9_4.

VAQUERO, A. F.; RODRIGUEZ PINO, M.; ARREBOLA, M.; MATOS, S. A.; COSTA, J. R.; FERNANDES, C. A. Evaluation of a Diaelectric-Only Transmitarray for Generating Multi-Focusing Near-Field Spots Using a Cluster of Feeds in the Ka-Band. Sensors, v. 21, n. 422, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/s21020422.

Publicado

2023-08-08

Cómo citar

SANTOS, Joana Vieira; SILVA, Paulo Nunes da. Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 26–43, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i2p26-43. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/204326.. Acesso em: 23 nov. 2024.