Uma roteirização midiática para a pandemia de Covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p211-234Palabras clave:
Discurso midiático em capa de jornal, Semiolinguística, Recursos linguístico-discursivos, Imaginários sociodiscursivos, Efeitos de sentidoResumen
Diante da crise pandêmica provocada pela expansão de um novo coronavírus, representante incontestável de perigo eminente à saúde pública, constata-se uma enorme mobilização das mídias para a divulgação de informações sobre esta crise sanitária de proporções planetárias. Dentro desse contexto, o presente artigo visa identificar como são ativados e quais são os imaginários sociodiscursivos que orientam a construção de roteiros narrativos acerca da doença no decorrer de 2021, em capas do Jornal O Globo, publicação de enorme circulação no Estado do Rio de Janeiro. Para esse mapeamento, esta pesquisa visa tanto debruçar-se, em perspectiva microtextual, sobre recursos linguístico-discursivos que emergem dessa notícia, quanto voltar-se, em dimensão macrotextual, sobre o modo de organização narrativo. Para isso, o estudo fundamenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (Charaudeau, 2012).
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