Uma roteirização midiática para a pandemia de Covid-19 no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p211-234

Palabras clave:

Discurso midiático em capa de jornal, Semiolinguística, Recursos linguístico-discursivos, Imaginários sociodiscursivos, Efeitos de sentido

Resumen

Diante da crise pandêmica provocada pela expansão de um novo coronavírus, representante incontestável de perigo eminente à saúde pública, constata-se uma enorme mobilização das mídias para a divulgação de informações sobre esta crise sanitária de proporções planetárias. Dentro desse contexto, o presente artigo visa identificar como são ativados e quais são os imaginários sociodiscursivos que orientam a construção de roteiros narrativos acerca da doença no decorrer de 2021, em capas do Jornal O Globo, publicação de enorme circulação no Estado do Rio de Janeiro. Para esse mapeamento, esta pesquisa visa tanto debruçar-se, em perspectiva microtextual, sobre recursos linguístico-discursivos que emergem dessa notícia, quanto voltar-se, em dimensão macrotextual, sobre o modo de organização narrativo. Para isso, o estudo fundamenta-se no arcabouço teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso (Charaudeau, 2012).

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Biografía del autor/a

  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

    Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Docente na Universidade Federal Fluminense (Brasil).

  • Luciana da Silva Gomes, Universidade Federal Fluminense

    Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2022).

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Publicado

2024-06-10

Cómo citar

RIBEIRO, Patricia Ferreira Neves; GOMES, Luciana da Silva. Uma roteirização midiática para a pandemia de Covid-19 no Brasil. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 211–234, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i2p211-234. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/216625.. Acesso em: 30 dec. 2024.