Entrevista com Joaquim Dolz: um percurso pela historicidade dos gêneros, a engenharia didática, a sociodidática e o ensino do oral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p442-457Palabras clave:
Entrevista, Historicidade dos gêneros, Engenharia didática, Sociodidática , Interacionismo sociodiscursivoDescargas
Referencias
BALSLEV, K.; BULEA-BRONCKART, E.; LAURENS, V.; NICOLAS, L. Les obstacles dans l’enseignement des langues et dans la formation des enseignants: Discussions théoriques et applications didactiques. Limoges: Éditions Lambert-Lucas, 2022.
DOLZ, J.; GAGNON, R. (ed.). Former à enseigner la production écrite. Presses universitaires du Septentrion, 2018.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral : Initiation aux genres formels à l’école. ESF, Coll. Didactique du français, 1998.
SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Joaquim Dolz, Eliane Gouvêa Lousada, Bruno Alves Pereira, Aline Hitomi Sumiya
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.