Entrevista com Joaquim Dolz: um percurso pela historicidade dos gêneros, a engenharia didática, a sociodidática e o ensino do oral

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p442-457

Palabras clave:

Entrevista, Historicidade dos gêneros, Engenharia didática, Sociodidática , Interacionismo sociodiscursivo

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Joaquim Dolz, Université de Genève

    Doutor em Ciências da Educação - Didática de Línguas pela Universidade de Genebra (Suíça). Professor honorário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Universidade de Genebra (Suíça).

  • Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Associada da Universidade de São Paulo (Brasil).

  • Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutor em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil (2023). Professor da Universidade Estadual da Paraíba (Brasil).

  • Aline Hitomi Sumiya, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Francês pela Universidade de São Paulo, Brasil (2022). Docente na Universidade Federal do Paraná (Brasil).

Referencias

BALSLEV, K.; BULEA-BRONCKART, E.; LAURENS, V.; NICOLAS, L. Les obstacles dans l’enseignement des langues et dans la formation des enseignants: Discussions théoriques et applications didactiques. Limoges: Éditions Lambert-Lucas, 2022.

DOLZ, J.; GAGNON, R. (ed.). Former à enseigner la production écrite. Presses universitaires du Septentrion, 2018.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Pour un enseignement de l’oral : Initiation aux genres formels à l’école. ESF, Coll. Didactique du français, 1998.

SCHNEUWLY, B. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

DOLZ, Joaquim; LOUSADA, Eliane Gouvêa; PEREIRA, Bruno Alves; SUMIYA, Aline Hitomi. Entrevista com Joaquim Dolz: um percurso pela historicidade dos gêneros, a engenharia didática, a sociodidática e o ensino do oral. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 442–457, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p442-457. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/229265.. Acesso em: 11 dec. 2024.