O gênero discursivo regras do jogo no livro didático do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p85-104Mots-clés :
gênero discursivo, regras de jogo, livro didático.Résumé
A concepção interacionista da linguagem pressupõe o trabalho com os gêneros discursivos como forma de possibilitar ao aluno construir seu discurso moldado por formas típicas estabelecidas historicamente, apropriadas para a esfera de comunicação na qual pretende atuar. Considerando os livros didáticos como o principal material de apoio do professor, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento de como se configura o gênero discursivo Regras de jogo nas coleções de livros didáticos indicadas pelo Guia de Escolha do Livro Didático PNLD 2011 e 2014 para o ensino fundamental, uma vez que esse gênero é o objeto de estudo de uma pesquisa maior na qual esse trabalho se insere. A escolha do gênero justifica-se por sua circulação na esfera lúdica, favorecendo ao aluno a associação do conteúdo escolar com situações reais de uso da linguagem. Este trabalho se ampara nas concepções teóricas de Bakhtin (2010[1979]), Bakhtin/Volochinov (2009[1929]) e Geraldi (2011[1984]), consolidadas como a base teórica que precisa nortear o trabalho com a linguagem na sala de aula, pois se centra na interação.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.