Tema e Significação na constituição do signo ideológico “cura” em narrativas autobiográficas de terapeutas em práticas integrativas e complementares em saúde
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p87-106Mots-clés :
Círculo de Bakhtin, Narrativas autobiográficas, Educação popular, Gênero discursivo, Atores sociaisRésumé
O objetivo deste estudo é analisar o tema e a significação na constituição do signo ideológico “cura” enunciado por uma participante do “Curso de Atualização em Terapia com as mãos: enfoque nas práticas e narrativas em Massoterapia e Shantala”. O sujeito partícipe deste estudo é uma educadora popular, terapeuta em saúde que toma como base os preceitos da pedagogia freiriana para a promoção do cuidado em saúde. O corpus deste estudo é constituído por narrativas autobiográficas coletadas ao longo da formação. Para análise, foram utilizados o conceito de significação e tema (Volóchinov, 2017), oriundos da discussão a respeito de gênero discursivo (Bakhtin, 2006) e de signo ideológico (Volóchinov, op. cit.) e a noção de educação popular (Freire, 1970; 1992). A análise revelou que, no contexto da construção enunciativa, o signo "cura" para a educadora só adquire sentido se estiver associado à conexão, ao bem-estar, se o toque abrir o coração para o fluxo do incondicional e fizer o ser vibrar.
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