A Representação do Sertanejo de Patativa do Assaré sob a perspectiva das teorias pós-coloniais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p91-106Palavras-chave:
estudos culturais e pós-coloniais, literatura brasileira, Patativa do Assaré, Representação social, identidade culturalResumo
Neste artigo, propomos estudar e analisar a representação do sertanejo na produção poética de Antonio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Sob a perspectiva de teóricos das pós-colonialidade como Gayatri Chakravorti Spivak e afins – como Frantz Fanon, Homi K. Bhabha e Edward Said, no que concerne, sobretudo, à identidade cultural –, ensaiaremos uma nova abordagem sobre a construção da voz poética e da própria imagem do sertanejo nas principais obras de Assaré. Sendo assim, o artigo se construirá através de estudos relacionados à questão da cultura, da identidade e de suas representações na literatura brasileira. Acreditamos que, com isso, poderemos compreender melhor a figuração da voz poética de Assaré no contexto do espaço a ela destinado e de como essa voz pode de alguma maneira, representar a classe dos desfavorecidos ou subalternos.
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