Gênero discursivo, estilo, autoria

Autori

  • Miriam Bauab Puzzo Universidade de Taubaté, Taubaté, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i2p172-189

Parole chiave:

teoria dialógica, artigo de opinião, estilo, gênero discursivo, autoria.

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir o uso estilístico da língua em enunciados concretos, na perspectiva dialógica da lingua-gem. Para discutir essa questão, foi selecionado o artigo de opinião “Notas sem confete”, de Fernando de Barros e Silva, veiculado na Folha de S. Paulo, de 6 de fevereiro de 2008, observando como o tema, a proposta do autor e sua relação com o contexto imediato criam uma forma expressiva diferenciada, rompendo com a forma composicional e o estilo genérico do artigo. Nessa perspectiva analítica, procura-se demonstrar que o estilo não se reduz ao sujeito-enunciador, mas resulta das relações dialógicas que o enunciador mantém com o leitor presumido e com o contexto social. Como postula Bakhtin, o estilo decorre da relação dialógica mantida entre o enunciador e o grupo social (BAKHTIN, 2003). Destaca-se, portanto, a questão da autoria em gêneros permeáveis à inflexão subjetiva, alterando seu formato.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Miriam Bauab Puzzo, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP
    Miriam Bauab Puzzo, formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e com Pós-Doutorado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Membro do grupo de pesquisa da ANPOLL “Estudos bakhtinianos”, liderado por Beth Brait e Dóris Arruda, Professora aposentada no ensino público do Estado de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU), vinculada ao Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada (UNITAU).

Pubblicato

2015-12-01

Come citare

PUZZO, Miriam Bauab. Gênero discursivo, estilo, autoria. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 2, p. 172–189, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p172-189. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105646.. Acesso em: 1 dec. 2024.