Pour une conception historicisée et graduelle de la poéticité. L’interaction des dimensions sémantique, énonciative et iconique dans trois poèmes (Sponde, Follain, Bonnefoy)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p109-133Palavras-chave:
poesia, textualidade, verso e prosa, decontextualização, enunciação, iconicidade, semânticaResumo
Defendemos neste artigo que os textos poéticos, tais como outros textos, devem ser analisados conforme tres perspectivas : semântica, icónica e enunciativa, cada uma com um polo negativo e um polo positivo. Do ponto de vista semântico, tanto os textos poéticos como os científicos situam-se no polo positivo, pois criam uma nova representação do mundo. Do ponto de vista icónico – a chamada função poética de Jakobson –, os poemas estão geralmente perto do polo positivo, mas a sua posição exata depende de características formais que mudaram ao longo da história. Partilham esta posição com os textos publicitários ou as canções. Do ponto de vista enunciativo, muitos dos textos poéticos, de natureza lírica, ocupam uma posição média entre os dois polos, pois naõ mostram a sua origem literária e apresentam-se como discursos comuns. Tal não é o caso da epopeia, que está muito perto do polo positivo, assim como os romances e toda a fição. Definir os textos a partir de tres perspectivas diferentes, e propor uma classificação gradual desde um polo negativo até um polo positivo, permite apreender melhor a especificidade dos textos poéticos, e também tomar em conta a evolução muito importante que a poesia sofreu ao longo dos séculos. Depois de apresentar o nosso modelo, pomo-lo à prova da análise de tres poemas diferentes : um soneto barroco de Jean de Sponde, e dois poemas do século vinte, um dos quais em prosa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.