Storytelling as an ally in children's reading training

Authors

  • Elisangela Cristina Monegatto Universidade Federal de São Carlos
  • Bárbara Cristina Sicardi Nakayama Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.172644

Keywords:

storytelling, playfulness, fruition, reading training

Abstract

The experience report on the lived has the objective of expanding the possibilities of reflection on the reading formation of our children, having as an ally the “storytelling” in a pleasant, ludic and meaningful way. The theoretical contributions used to support the work are Abromovich (1991, 1993, 1997, 2004), Larrosa (2002), Josso (2004, 2010), Melo (2009), Freire (1996), Nóvoa (1992), Bolívar (2002 ), Busato (2003, 2011), Rodrigues (2005). The report presents the dialogue held at the 8th Seminar Fala another School, “Re-existing in the pluralities of everyday life”, organized by GEPEC, Group of Studies and Research in Continuing Education, at UNICAMP, in 2017. The contributions on the theme are significant, as he realizes the importance of developing an interactive work that stimulates curiosity and can develop the reading habit.

Author Biographies

  • Elisangela Cristina Monegatto, Universidade Federal de São Carlos
    Supervisora de Ensino na Rede Municipal de Ensino de Capivari, professora de Educação Básica I, do segundo ano do Ensino Fundamental, anos iniciais e professora do curso de Pedagogia da instituição particular de ensino superior, Anhanguera. Cursou Magistério, Normal Superior, Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia, Arte-Educação e Terapia e Mestranda em Educação pela UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, Campus, Sorocaba.
  • Bárbara Cristina Sicardi Nakayama, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-doutora - bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação (2000) e Graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização Lato-Sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Metodologia e Prática de Ensino e Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativas, Formação de Professores e trabalho Docente, Estágio e Docência, Pesquisa e Ensino e Educação Matemática. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Educação. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Apoio aos Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores - LIFE UFSCar e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID UFSCar. Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas "Narrativas, Formação e Trabalho Docente".

References

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, Ed. 1993 e 1997;

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1991, 1994.

BOLÍVAR, A. B. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru: Edusc, 2002;

BONDIA, J. L., Notas sobre a experiência e o saber de experiência, Universidade de Barcelona, Espanha, 2002;

BUSATTO, C. Contar e encantar – pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003;

BRASIL, Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira, INEP, Relatório SAEB 2017, Diretoria de Avaliação da Educação Básica, Brasília, 2019, Último acesso em 10/07/2020. Disponível em http://portal.inep.gov.br/documents/186968 /484421/RELAT%C3%93RIO+SAEB+2017 /fef63936-8002-43b6-b741 4ac9ff39338f? version =, 1.0;

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, pp. 23-28;

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010;

JOSSO, M. C. A reforma educativa portuguesa: questões passadas e presentes sobre a formação de professores. In: NÓVOA, A.; POPKEWITZ, T. (org.). Reformas Educativas e Formação de Professores. Lisboa: Educa, 1992;

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito, .Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António. FINGER, Matheus. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus. Natal: Editora da UFRN,

P.59-80;

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28. [s.n.], jan./fev./mar./abr. 2002

MELO, M. T. L. O chão de escola, Construção e afirmação da identidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 5, p. 391-397, jul./dez. 2009. Disponível em: http//www.esforce.org.br;

NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, Ministério da Saúde, 1988;

RODRIGUES, E. B. T. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.

Published

2020-12-30

How to Cite

MONEGATTO, Elisangela Cristina; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Sicardi. Storytelling as an ally in children’s reading training. Literartes, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 13, p. 150–167, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.172644. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/172644.. Acesso em: 21 may. 2024.