Culturas que também se expressam em português: formação de leitores por meio de poemas africanos na EJA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.172500Palabras clave:
Leitura literária, Educação, Interdisciplinaridade, Literaturas africanas de língua portuguesa, EtnicorracialResumen
Trata-se de experiência atinente à formação de leitores por meio de poemas de literatura africana, que se desenvolveu no projeto, de cunho interdisciplinar e étnicoracial, Culturas Que Também Se Expressam Em Português com turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola pública EMEF CEU Cantos do Amanhecer, da DRE-CL (Diretoria de Ensino de Campo Limpo), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2016.
Referencias
BRASIL. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular primeiro segmento. São Paulo: Ação Educativa/Brasília: MEC, 2001. Disponível em: http:portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegme/proposta curricu lar.pdf. Acesso em 12 de mar. 2019.
BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações etnicorraciais. Brasília: SECAD, 2010. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes
/orientacoes acoes_miolo.pdf. Acesso em 12 de mar. de 2019.
BRASIL. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos segundo do ensino fundamental. Vol. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos /pdf/vol2_linguaportuguesa.pdf. Acesso em 27 de mar. de 2019.
CHAVES, RITA. O passado presente na literatura africana. Revista Atlântica, São Paulo, n.7, 147-161, 2004. Disponível em: http://www.revistas. usp.br/viaatlantica/article/view/49794/53898. Acesso em 17 de mar. de 2019.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PETIT, MICHÈLE. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas. São Paulo : SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO (SP) A. Secretaria Municipal de Educação. Educação de Jovens e Adultos: princípios e práticas – volume 2. São Paulo: SME / DOT, 2016.
SÃO PAULO. (SP). Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação etnicorracial na educação infantl, ensino fundamental e médio. São Paulo: SME / DOT, 2008
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Emerson da Cruz Inácio, Fábio Roberto Ferreira Barreto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).