Keziah Mason: a bruxa cientista de H. P. Lovecraft
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2021.184675Palabras clave:
H. P. Lovecraft, Bruxa, Cristianismo, Bruxaria, SalemResumen
A obra do escritor norte-americano H. P. Lovecraft é marcada por um conteúdo mitológico de autoria própria que é parte indissociável de sua escrita. Essa mitologia autêntica e alienígena possui seus próprios pressupostos, não tendo relações diretas (e poucas vezes indiretas) com a mitologia cristã. O conto “Sonhos na casa da bruxa” (1933), entretanto, trabalha com a figura da bruxa, que é constantemente associada ao Diabo e ao cristianismo e, assim, nosso objetivo com esse trabalho é identificar de que forma Lovecraft desenvolve essa figura nesse conto e até que ponto incorpora elementos da mitologia cristã em sua história.
Referencias
CRUZ, Alfredo Bronzato da Costa. Algumas imagens do catolicismo nos contos de H. P. Lovecraft. Revista Abusões. Rio de Janeiro, n. 04, n. 04, ano 03, p. 100-152. 2017.
DELUMEAU, Jean. Os agentes de Satã III: a mulher in História do medo no Ocidente,
São Paulo, Cia. Das Letras, 1989.
FEDERICI, Silvia. A grande caça às bruxas na Europa in Calibã e a bruxa. São Paulo, Elefante, 2017.
KAPPLER, Claude, A noção de monstruosidade, in Monstros, Demônios e Encantamentos no Fim da Idade Média, São Paulo, Martins Fontes, 1994.
LOVECRAFT, H. P. A confissão de um cético in A cor que caiu do espaço. São Paulo, Hedra, 2011.
LOVECRAFT, H. P. Os sonhos na casa da bruxa in Contos reunidos do mestre do horror cósmico. São Paulo, Ex Machina, 2017.
MALUF, Sônia. As raízes na bruxaria europeia medieval e moderna in Encontros
noturnos, Rio de janeiro, Rosa dos tempos, 1993.
RUSSEL, Jeffrey Burton. Bruxaria nas colônias americanas in História da feitiçaria, Rio de Janeiro, Campus, 1993.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Nathalia Sorgon Scotuzzi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publican en esta revista está de acuerdo con los siguientes términos: Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultaneamente licenciado bajo el Permiso Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ejemplo: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Autores tienen permiso y se estimulan a publicar y distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver: O Efeito do Acesso Livre).