Um oco dentro do oco dentro do oco: duas sugestões para a interpretação da indústria cultural na periferia do capitalismo a partir da crítica dialética de Roberto Schwarz
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i41p228-245Mots-clés :
Crítica dialética negativa, Ideologia de segundo grau, Indústria Cultural, Roberto SchwarzRésumé
O artigo propõe uma análise da Indústria Cultural na periferia do capitalismo, utilizando a crítica dialética de Roberto Schwarz, a partir de duas sugestões. Na primeira, o texto foca na concepção de "ideologia de segundo grau" de Schwarz, que postula que as ideias liberais no Brasil funcionam como um "verniz social" em vez de justificação da realidade. No contexto escravocrata, as ideologias não descrevem a realidade, mas servem aos caprichos do senhorio e ao agradecimento do favorecido. Com essa perspectiva, entende-se que Schwarz apresenta uma crítica dialética negativa. Estendendo essa perspectiva, o artigo argumenta que a Indústria Cultural no Brasil opera de forma análoga. Ela não mascara antagonismos de classe ou incompatibilidades, mas serve como lastro para as relações sociais do favor e da dependência. Essa configuração transcende a mera falsidade das ideias, expondo uma realidade em que a massificação e o consumo suntuário contraditoriamente coexistem e a brutalidade das condições salariais rebaixadas é agradecida como uma libertação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. São Paulo: Zahar, 2012.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Temas básicos da sociologia. São Paulo: Cultrix, 1978.
ARANTES, Paulo Eduardo. Sentimento da dialética na experiência intelectual brasileira: dialética e dualidade segundo Antonio Candido e Roberto Schwarz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. A embalagem do sistema. São Paulo: Duas Cidades, 1985.
BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. 2a. ed. São Paulo: Educ, 2004.
BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec/Pólis, 2000.
BUCK-MORSS, Susan. Origins of negative dialectics. Nova Iorque: Free Press, 1979.
CANDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
CAUX, Luiz Philipe de. A imanência da crítica: Os sentidos da crítica na tradição frankfurtiana e pós-frankfurtiana. São Paulo: Loyola, 2021.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MARNI, Ruy Mauro. Dependência e revolução na América Latina: textos selecionados (1972-19940. São Paulo: Expressão Popular, 2025.
MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência e outros escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2022.
MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
PRADO Jr., Bento. Posfácio. In: ARANTES, Paulo Eduardo. Sentimento da dialética. São Paulo: Coleção Sentimento da Dialética, 2021. Disponível em: https://sentimentodadialetica.org/dialetica/catalog/view/87/119/269. Acesso em: 01 jun. 2025.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora de lugar. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. 4a. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1992a.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e política, 1964-1969: alguns esquemas. In: SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992b.
TAVARES, Maria da Conceição. Distribuição de renda, acumulação e padrões de industrialização. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. (orgs.). A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Manoel Dourado Bastos 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.