Trauma e memória em "Por escrito", de Elvira Vigna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.214504Palavras-chave:
Elvira Vigna, Literatura brasileira contemporânea, Trauma, MemóriaResumo
Este artigo propõe uma leitura crítica do romance Por escrito, da brasileira Elvira Vigna (1947-2017), a partir das relações possíveis entre trauma, memória e ficção. Em uma espécie de carta que nunca será enviada, a narradora da obra retoma dois fatos traumáticos de sua vida (não saber quem é seu pai e a morte de uma amiga), e vê na escrita a possibilidade de reorganização e reflexão sobre as lacunas e vazios que compõem sua história.
Downloads
Referências
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
KANDEL, Eric. Em busca da memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. (Trad. de Rejane Rubino). São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
NEVES, Lígia de Amorim; ZOLIN, Lúcia Osana. O narrador não confiável como estratégia para a desconstrução de gênero em “Deixei ele lá e vim”, de Elvira Vigna. Revista Fórum Identidades, n. 15. Disponível em https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/3028. Acesso em: 11 out. 2023.
PRADO, Carolina Vigna; TAAM, Pedro. A construção da memória como um palimpsesto. Revista ARA, n. 2, pp. 39-58, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/129303. Acesso em 11 out. 2023.
SAAVEDRA, Carola. Algumas notas sobre Elvira Vigna. Blog da Companhia, 10/07/2018. Disponível em: http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Algumas-notas-sobre-Elvira-Vigna0. Acesso em: 11 out. 2023.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; NESTROVSKY, Arthur (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000, pp. 73-98.
TAAM, Pedro. O legado de Elvira Vigna. São Paulo Review, 2017. Disponível em: http://saopauloreview.com.br/o-legado-de-elvira-vigna/. Acesso em: 11 out. 2023.
VIGNA, Elvira. Por escrito. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lúcia Helena do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).