Simbologia e Realismo no libreto de A Village Romeo and Juliet, de Frederick Delius
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.207219Palavras-chave:
Realismo, Simbologia, LiebestodResumo
O presente artigo propõe a análise da ópera A Village Romeo and Juliet, de Frederick Delius, que a compôs e escreveu o libreto com base na novela de Gottfried Keller, Romeu e Julieta na aldeia (Romeo und Julia auf dem Dorfe), obra que integra o período da segunda metade do século XIX na Alemanha, conhecido como Realismo Poético. A análise se estrutura da seguinte maneira: primeiramente se retoma características gerais da narrativa de Romeu e Julieta na aldeia e seu posicionamento dentro do Realismo Poético. Já que a dimensão simbólica é um dos principais aspectos desta novela de Keller, no segundo capítulo é proposta a análise da releitura de tais símbolos na linguagem operística. O terceiro capítulo discute a relação entre os atributos realistas da ópera de Delius e sua atmosfera lírica e/ou simbólica. Por último, procura-se compreender como Delius elaborou um dos temas mais elevados da história da ópera: o Liebestod (morte de amor).
Downloads
Referências
BASSLER, Moritz. Deutsche Erzählprosa 1850-1950: Eine Geschichte literarischer Verfahren. Berlin: Erich Schmidt Verlag, 2015.
BENJAMIN, Walter. “Gottfried Keller”. In: Selected Writings. Vol. 2, translated by Rodney Livingstone; edited by Michael W. Jennings, Howard Eiland, and Gary Smith. Cambridge, Mass: The Belknap Press of Harvard University Press, 2005, pp. 51-61.
DAHLHAUS, Carl. Nineteenth-century music. English translation by J. Bradford Robinson. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1989.
DAHLHAUS, Carl. Realism in nineteenth Century music. English translation by Mary Whitall. Cambridge, London: Cambridge University Press, 1985.
DELIUS, Frederick. A Village Romeo and Juliet. Lyric drama in six scenes after Gottfried Keller. Kieler Opernchor und Philharmonisches Orchester. Klauspeter Seibel. 1995.
ECKERMANN, Johann. Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida: 1823-1832. Tradução de Mário Luiz Frungillo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
FURST, Lilian. All is true. The claims and strategies of realist fiction. Durham, London: Duke University Press, 1995.
GRIMLEY, Daniel M. “Village”. In: Delius and the Sound of Place. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2018, pp. 179-215.
HONOLD, Alexander. “Die Leute von Seldwyla (1856, 1873/74)”. In: Amrein, Ursula (org.). Gottfried Keller Handbuch: Leben, Werk, Wirkung. 2. Auflage. Stuttgart: Metzler, 2018, pp. 53-91.
KAISER, Gerhard. Gottfried Keller. Das gedichtete Leben. Frankfurt am Main: Insel Verlag, 1981.
KOEBNER, Thomas. “Gottfried Keller: Romeo und Julia auf dem Dorfe.” In: Erzählungen und Novellen des 19. Jahrhunderts. Interpretationen. Band 2, Stuttgart: Reclam, 1997, pp. 203-235.
KELLER, Gottfried. Die Leute von Seldwyla. Editado por Thomas Böning. Vol. 10. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2006.
KELLER, Gottfried. Romeu e Julieta na aldeia. Tradução, posfácio e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2013.
LEE-BROWNE, Martin; Guinery, Paul. Delius and his Music. Woodbridge: The Boydell Press, 2014.
LUKÁCS, G. Ensayos sobre el realismo. Buenos Aires: Siglo Veinte: 1965.
LUKÁCS, G. “Gottfried Keller [1939]”. In: German realists in the nineteenth century. Translated by Jeremy and Paul Keast. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1993, pp. 157- 247.
MAZZARI, M. “Tragédia amorosa à luz da ‘dialética do movimento cultural’”. In: Keller, Gottfried. Romeu e Julieta na aldeia. Tradução, posfácio e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2013.
MELLERS, Wilfrid. “A Village Romeo and Juliet as a Parable of Childhood, Love and Death”. In: Singing in the Wilderness: Music and Ecology in the Twentieth Century. Chicago: University of Illinois Press, 2001, pp. 13-21.
PLUMPE, Gerhard. “Einleitung”. In: Mcinnes, Edward; Plumpe, Gerhard (org.). Bürgerlicher Realismus und Gründerzeit 1848-1890. München, Wien: Carl Hanser Verlag, 1996, pp. 17-83.
REMAK, Henry, H. Structural elements of the German novella from Goethe to Thomas Mann. New York: P. Lang, 1996.
WAGNER, Richard. Tristão e Isolda. Tradução de Mariana Portas. São Paulo: Moderna, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).