A escrita empolada em O nome do bispo: representação da elite ou contradição no discurso?

Autores/as

  • Renata Manoni de Mello Castanho Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154414

Palabras clave:

romance brasileiro, representação, ponto de vista

Resumen

O presente artigo busca pensar criticamente a linguagem rebuscada do narrador de O nome do bispo (1985), romance de Zulmira Ribeiro Tavares. O encontro de Heládio — protagonista e representante de uma elite brasileira decadente — com a pobreza é ridicularizado pelo narrador no plano do enredo. No entanto, observa-se certo excesso na linguagem, que destoa da matéria tratada e pode ser pensado, nos movimentos de aproximação e distanciamento do narrador com seu protagonista e com outros personagens, em certos momentos como mimetismo de uma classe e, em outros, como discurso ornamental e, portanto, contraditório.

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Biografía del autor/a

  • Renata Manoni de Mello Castanho, Universidade de São Paulo (USP)

    Possui graduação em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (2014). É Mestranda do programa do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo

Publicado

2018-12-27

Número

Sección

Ensaios de Curso

Cómo citar

Castanho, R. M. de M. (2018). A escrita empolada em O nome do bispo: representação da elite ou contradição no discurso?. Magma, 25(14), 213-226. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154414