A ruptura de Adrian Leverkühn e a formação de Hans Castorp: Doutor Fausto e A montanha mágica em perspectiva comparada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210616Palabras clave:
Literatura alemã, Thomas Mann, Bildungsroman, Pacto fáusticoResumen
O presente artigo se propõe a realizar uma análise de A montanha mágica (1924) e Doutor Fausto (1947), ambos romances do autor alemão Thomas Mann. A análise gira em torno da diferença no processo formativo (Bildung) das personagens centrais das duas obras, Hans Castorp e Adrian Leverkühn, e foca justamente naquilo que elas têm de oposto e que as engloba em diferentes categorias de romance: enquanto A montanha mágica se encaixa em um romance de formação (Bildungsroman), o Doutor Fausto pertence à categoria de um romance fáustico e pode ser visto igualmente como um anti-Bildungsroman. Assim, enquanto na Montanha mágica o leitor testemunha um verdadeiro processo de amadurecimento e formação, no Doutor Fausto pode-se observar justamente o contrário através da realização do pacto fáustico e da ruptura (Durchbruch), impossibilitando a Adrian um processo formativo calcado em erros e acertos. Desse modo, propomos demonstrar não somente o que as trajetórias das duas personagens têm de distinto, mas também como o pacto realizado por Adrian é construído com várias camadas de sentido e articula temas como teologia, música e política. Partindo disso, analisamos como a ruptura de Adrian pode simbolizar também a própria ruptura que a Alemanha teve em sua história quando enveredou pelo caminho do nacional-socialismo (ele mesmo um pacto fáustico com consequências drásticas para o país).
Descargas
Referencias
CANDIDO, Antonio. “O homem dos avessos”. In: Tese e antítese: ensaios. 4. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000, p. 121-139.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia – Primeira parte. Trad. Jenny Klabin Segall; apresentação, comentários e notas de Marcus Vinícius Mazzari; ilustrações de Eugène Delacroix. 7. ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
História do doutor Johann Fausto. Trad. Magali Moura. 1. ed. São Paulo: Filocalia, 2019.
HITLER, Adolf. Minha luta. Trad. Klaus von Punchen. 1. ed. São Paulo: Centauro, 2016.
KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária. Tradução Paulo Quintela. 1. ed. Coimbra: Coimbra Editora Limitada, 1958.
LUKÁCS, Georg. “Thomas Mann e a Tragédia da Arte Moderna”. 1. ed. In: Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1965, p. 178-234. [tradução?]
MANN, Thomas. A montanha mágica. Trad. Herbert Caro. Posfácio e revisão da tradução Paulo Soethe. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MANN, Thomas. Doutor Fausto: a vida do compositor Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Trad. Herbert Caro. São Paulo: 1. ed. Companhia das Letras, 2015.
MANN, Thomas. Travessia marítima com Dom Quixote: ensaios sobre homens e artistas. 1. ed. Trad. Kristina Michaelles e Samuel Titan. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
MANN, Thomas. Introdução à Montanha Mágica para os alunos de Princeton. Perspectivas, São Paulo, 19: p. 131-142, 1996.
MANN, Thomas. A gênese do Doutor Fausto. Trad. Eduardo F. Henrique. 1. ed. São Paulo: Editora Mandarim, 2001.
MAZZARI, Marcus Vinícius. Labirintos da aprendizagem: pacto fáustico, romance de formação e outros temas da literatura comparada. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MAZZARI, Marcus Vinícius. “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister: “Um magnífico arco-íris” na história do romance.” Literatura e Sociedade, n. 27, São Paulo: FFLCH-USP, jan.-jul., 2018, p. 12-30.
RAMIRES, Francisco José. “A montanha mágica: formação e fortuna de Hans Castorp.” Literatura e Sociedade, n. 28, São Paulo: FFLCH-USP, jul.-dez., 2018, p. 163-182.
SCHWARZ, Roberto. “Grande Sertão e Doutor Fausto”. 2. ed. In: A sereia e o desconfiado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 191.
VEJMELKA, Marcel. “A travessia perigosa: Grande sertão: veredas e Doutor Fausto em leitura dialógica.” Estudos Avançados 23 (65), 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luísa de Quadros Coquemala
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).