Sobre la revista

Objetivos e Escopo

A Revista Malala, Revista Internacional de Estudos sobre o Oriente Médio e Mundo Muçulmano, é uma publicação científica, acadêmica, plural e aberta a todos que tenham trabalhos originais, diretamente sobre ou em diálogo com o Islã e com o Mundo Muçulmano. O nosso escopo acadêmico se concentra nas áreas de Ciência Política, Geopolítica e Relações Internacionais; Ciências Sociais e Sociologia e da História Social, Cultural e Econômica . 

Nesse sentido, nossos objetivos tem como foco as análises e os debates relacionados aos desenvolvimentos no Oriente Médio, em seu conceito mais geral (que inclui a África do Norte e países da Ásia) e no mundo muçulmano também na sua compressão mais ampla – incluindo não apenas as sociedades majoritariamente muçulmanas, como inclusive suas minorias não muçulmanas.  Indo mais além, ao considerarmos as minorias muçulmanas na Europa, nas Américas e em todos os  lugares deste mundo globalizado (como Bangladesh, Indonésia e Índia.  É bem vindo o debate sobre a sua interação interação com o Ocidente, a interação entre os conjuntos geopolítico árabe, judaico, turco, persa  etc, São muito bem vindas as contribuições sobre as religiões que compõem essas populações e debates dos temas transversais à todos esses debates, como os estudos de gênero e de direitos humanos. e/ou o que diz respeito às questões teóricas que se encaixam em nosso objetivos. 

Política de Acesso Livre

O texto completo de todo o conteúdo está disponível gratuitamente e acesso aberto sem demora. A Revista Malala oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Malala adota a Licença Creative Commons do tipo CC BY-NC-SA  Atribuição-NãoComercialCompartilhaIgual. O periódico segue a declaração conjunta de recomendações da LATINDEX, REDALYC, CLACSO e IBICT (2018) apoiando o uso da Licença CC BY-NC-SA para garantir a proteção da produção acadêmica e científica em acesso aberto, restringindo a apropriação dos resultados de pesquisa para fins comerciais.

 

Política de Ética

A Revista Malala tem um compromisso com a ética e a qualidade de suas publicações, não é aceito plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

A Revista Malala pauta como princípio, o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores/as, pareceristas e editores/as. 

Esta declaração se baseia nas recomendações da Elsevier e no Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines)

A Revista Malala usa a ferramenta SimilarityCheck (iThenticate) como serviço de detecção de plágio.

 

Política de uso de Inteligência Artificial (COPE)

A utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas publicações de pesquisa acadêmica, tais como o ChatGPT ou os chamados Large Language Models, vem aumentando rapidamente. A Revista Malala acompanha as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE) para declarar que as ferramentas de IA não podem ser indicadas como parte da autoria de um artigo.

A Malala segue as ressalvas do COPE na medida em que as ferramentas de IA não podem cumprir os requisitos de autoria, uma vez que não são capazes de assumir a responsabilidade pelo trabalho apresentado. Igualmente, não podem afirmar ou negar potenciais conflitos de interesse nem tampouco gerir os direitos de autor e os acordos de licenciamento.

Conforme publicado pelo COPE position statement, os autores que utilizem ferramentas de IA na redação de um manuscrito, na produção de imagens ou elementos gráficos de um artigo, ou na recolha e análise de dados, devem ser transparentes e divulgar nos Materiais e Métodos (ou seção semelhante) do manuscrito a forma como a ferramenta de IA foi utilizada e qual a ferramenta utilizada. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo do seu artigo submetido, mesmo as partes produzidas por uma ferramenta de IA, e são, por conseguinte, responsáveis por qualquer infração à ética de publicação.

 

Princípios Éticos

As decisões dos/as Editores/as e do Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações comerciais ou qualquer fonte de receitas.

A Revista Malala tem um compromisso com os padrões intelectuais e princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário. Com relação à reclamações éticas sobre um manuscrito submetido ou artigo publicado, os/as editores/as tomarão as medidas necessárias para apuração da reclamação, bem como de suas correções ou retratação.

 

Resolução de conflitos de interesse e violações éticas

Os/as editores/as tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação / fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

 

Políticas de Acesso e Uso

A Revista Malala oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não será cobrado nenhum tipo de taxa, em nenhum estágio, ao longo do processo de submissão de trabalhos e publicação da revista, bem como para leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou referência após sua publicação.  

 

Propriedade intelectual e direitos autorais

Leitores/as e partes interessadas são livres para ler, baixar, imprimir, buscar, compartilhar (copiar ou distribuir o material em qualquer mídia e formato), linkar para o texto completo destes artigos e para transformar ou adaptar partes do material desde que para uso não comercial e desde que o crédito apropriado seja dado ao/à autor/a e à Revista, indicando de que forma os dados foram utilizados e/ou manipulados.

Os/as autores/as mantém os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licenca Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.

Para a publicação dos artigos, a Revista Malala adota a Licença Creative Commons. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo CC BY-NC-SA Attribution — NonCommercial — ShareAlike.

 

A Revista Malala é publicada com o suporte do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, sob a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

 

Indexadores: Portal de Periódicos da CAPES; Directory of Open Access Journals DOAJ; Sumários de Revistas Brasileiras.org; Latindex; The Keepers; Crossref; Title DOI; Fatcat; Wikidata; Road; ZDB.

Redes: LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

Registered deposit policy directory: Diadorim, 

Diretórios e serviços de informação científica: MIGUILIM - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e - Tecnologia - Ibict)

 

 
 
 
 
 
 
 
ABCD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais