Performar "La Valise": problemas metodológicos

Autores

  • Vinicius Pereira Coelho Universidade Federal de Santa Catarina / Université Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p80-96

Palavras-chave:

Pesquisa-criação, Tradução Intersemiótica, Teoria da Adaptação, Livro ilustrado, Performance Teatral

Resumo

Por definição, livros ilustrados são compostos de um discurso híbrido chamado iconotexto, cuja expressão gráfica e verbal é indissociável. Tal funcionamento pode favorecer um espaço poético fértil ao jogo teatral. Em uma abordagem experimental, meu protocolo de pesquisa consiste na criação de dispositivos performativos considerando a transposição do livro ilustrado para o teatro enquanto processo tradutório. Neste ensaio, discuto a metodologia de criação aplicada durante oficinas com crianças de sete a dez anos realizadas em fevereiro de 2024, na programação do Théâtre de La Commune – CDN d’Aubervilliers (França). Tendo como obra de trabalho o livro La Valise, de Chris Naylor-Ballesteros, parti de uma experimentação de leitura por e para as crianças, buscando explorar como se conectam com a história contada, reunindo semelhanças e diferenças pessoais e suas experiências coletivas. Para transpor o livro em performance teatral, foram testados diversos procedimentos a fim de compreender quais tensões surgem na passagem da substância iconotextual para a tridimensionalidade e a presença cênica. A fim de refletir sobre a articulação entre iconotexto e jogo teatral, busco pontos de contato entre a tradução intersemiótica e a semiologia teatral sob a perspectiva da Teoria da Adaptação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinicius Pereira Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina / Université Paris 8

    Doctorant en Traductologie dans le cadre du Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC) en cotutelle avec l’Université Paris 8 (ED31 – UR TransCrit), supervisé respectivement par Émilie Audigier et Patrick Hersant. Auteur est titulaire d’un master en Littérature de jeunesse de l’Université de Lille. Il est également traducteur, acteur, metteur en scène et dramaturge. Il a cofondé le collectif A Ursa de araque (Florianópolis - Aubervilliers - Barcelone - Wrocław) et a travaillé en collaboration avec plusieurs artistes dans les domaines du cinéma, de la littérature, des arts visuels et du théâtre au Brésil, en France et en Espagne.

Referências

Corpus d’étude

NAYLOR-BALLESTEROS, Chris. The Suitcase. Londres : Nosy Crow, 2019.

NAYLOR-BALLESTEROS, Chris. La Valise. Trad. Camille Guénot. Paris : l’École des loisirs, 2019.

Ouvrages théoriques et critiques

BERNANOCE, Marie. À la découverte de cent et une pièces : répertoire critique du théâtre contemporain pour la jeunesse. Montreuil-sous-Bois : Éditions Théâtrales, 2006.

HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. Londres : Routledge, 2013.

KOUDELA, Ingrid. A encenação contemporânea como prática pedagógica. In : Urdimento : revista de Estudos em Artes Cênicas. Florianópolis : CEART/UDESC. Vol. 1, n. 10, p. 45-54.

LEPRINCE, Alexis. Jean-Luc Lagarce entre scène et texte : genèse d’un auteur dramatique. Thèse de doctorat Littérature française et en Études théâtrales. Soutenance le 10 décembre 2022 à l’École Normale Supérieure, Paris. 520 p. École doctorale n°592 LECLA, Université de Bourgogne Franche-Comté, Besançon, 2022.

TORRES, Marie Hélène. Por que e como pesquisar a tradução comentada? In : FERREIRA DE FREITAS, Luana ; TORRES, Marie Hélène ; COSTA, Walter Carlos. Literatura traduzida. Fortaleza : Substânsia, 2017, p. 15-36.

TOUSSAINT, Floriane. De la table au plateau. In : Genesis. Paris : Sorbonne Université Presses, n° 57, 2024, p. 45-56.

TYMOCZKO Maria. Trajectories of Research in Translation Studies. In : Meta. Vol. 50, n° 4, 4 déc. 2005, p. 1082-1097.

ZAVAGLIA, Adriana ; RENARD, Carla M. C. ; JANCZUR, Christine. A tradução comentada em contexto acadêmico: reflexões iniciais e exemplos de um gênero textual em construção. In : Aletria. Belo Horizonte, vol. 25, n° 2, 2015, p. 331-352.

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Coelho, V. P. . (2024). Performar "La Valise": problemas metodológicos. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 80-96. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p80-96