Books, childhoods and materialities: a reflection on reading mediation

Authors

  • Camila Feltre Universidade Estadual Paulista
  • Cristiane Rogério A Casa Tombada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38

Keywords:

Materiality of books, Reading, Creative processes, Childhood

Abstract

The article aims to discuss the materiality of the books and their perspectives on the readers, approaching subjects such as accessibility, reading experience, intimacy and forms of mediation. Picture books are books that can cause us doubts on how to handle them and explore their limits due to their different formats, which may be folded, inside boxes, with content on their front and back; they may also have hard covers and be very large or very small. We placed as part of this group –and also the challenge in mediation – books in which it is necessary to show the object “book” to narrate a story, because the text is presented from one perspective and the image is presented from another, for example. However, we understand that these books, in which the intention with materiality is clearer, can affect the possible mediations with other books, people, worlds. After all, from babies to adults, how can we invite them to read using these object-books? How to notice the subtleties of materiality as part of the narrative? How to propose this dance of reading that these books allow? Readings that come and go, open and close, show surprises and instigate endless readings. You are invited to enjoy this article.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Camila Feltre, Universidade Estadual Paulista

    Doutoranda em Artes no Instituto de Artes da UNESP e Mestra em Artes pela mesma instituição. Graduada em Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário Belas Artes. Escreveu o livro "É um livro? Mediações e leituras possíveis" publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado. Desde 2013 é integrante do GPIHMAE, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagem, História, Memória, Mediação, Arte e Educação no Instituto de Artes da UNESP. Desde 2007 atua como arte educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas de artes e literatura para crianças e famílias e realiza formação com professores e educadores. É professora na Pós-graduação O livro para a infância; da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, e na Pós-graduação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). É artista educadora integrante do coletivo BARCA, que realiza intervenções artísticas com foco no brincar.Tem interesse nas áreas de mediação cultural, artes visuais, literatura e educação.

  • Cristiane Rogério, A Casa Tombada

    Professora especialista em narração de história, jornalista, foi editora 8 anos da Revista Crescer, coordenou Lista dos 30 Melhores Livros Infantis; criadora do blog Esconderijos do Tempo. É coordenadora da Pós O livro para infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos, da faculdade de Conchas, com sede n´A Casa Tombada. Atua especialmente na pesquisa de literatura infantil, ministrando cursos e palestras sobre o tema em outros espaços de educação com formação para adultos.

References

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Editora, 2010.

FELTRE, Camila. Experiências com livros que exploram a sua materialidade: mediações e leituras possíveis, 2015, 295 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/132012>.

FURNARI, Eva. Reflexão, acolhimento e resistência pela leitura. Encontro n’A Casa Tombada para o ciclo Como Nasce o Desejo de Ler. São Paulo, 2018. Disponível em: <https://acasatombada.com.br/encontro-com-eva-furnari-reflexao-acolhimento-e-resistenciapela-leitura>. Acesso em 15 fev. 2019.

GOLDIN, Daniel. Os Dias e os Livros – Divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1971.

LÓPEZ, María Emilia. Um Mundo Aberto – Cultura e Primeira Infância. São Paulo: Selo Emília, 2018.

LUGONES, Pablo; RAMPAZO, Alexandre. O passeio. São Paulo: Gato Leitor, 2017.

MELOT, Michel. Livro. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.

MISENTA, Isol. Ter um patinho é útil. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.

MORAES, Odilon. O livro como objeto e a literatura infantil. In: DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

RAMPAZO, Alexandre. Se eu abrir esta porta agora. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.

ROGERIO, Cristiane. Literatura infantil para pegar, virar, sentir...Revista Crescer, 2018. Disponível em:<https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2018/06/literatura-infantilpara-pegar-virar-sentir.html>. Acesso em 18 fev. 2019.

Published

2019-06-26

How to Cite

Feltre, C., & Rogério, C. (2019). Books, childhoods and materialities: a reflection on reading mediation. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 37, 25-38. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p25-38