Resenha do catálogo da mostra “Judith Lauand – Os anos 50 e a construção da geometria”

Autores/as

  • Maurício Sapata Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p240-242

Palabras clave:

Arte, Concretismo, Grupo Ruptura, IAC, Geometria

Resumen

Sob a curadoria de Celso Fioravante, o catálogo é um registro da exposição da premiada artista vanguardista da arte concreta Judith Lauand, que traz uma belíssima seleção de centenas de trabalhos da artista, como telas, fotografias, estudos e documentos ligados à sua carreira. O objetivo é difundir a importante trajetória que a artista teve não só nas artes, mas principalmente, no movimento concretista no Brasil dos anos 50. A exposição foi realizada no Instituto de Arte Contemporânea – IAC, de 15 de maio a 25 de julho de 2015. Nascida na cidade de Pontal, São Paulo, em 1922, Judith Lauand é uma das pioneiras do movimento concretista no Brasil, sendo a única mulher a fazer parte do Grupo Ruptura, um grupo de artistas ligados ao desenvolvimento da arte concreta brasileira que surgiu na segunda metade do século XX.

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Biografía del autor/a

  • Maurício Sapata, Universidade Estadual de Campinas

    Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Também atua como fotógrafo educador e pesquisador em processos fotográficos históricos.

Referencias

INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. Judith Lauand: os anos 50 e a construção da geometria. São Paulo: IAC, 2015. 80p.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Sapata, M. (2024). Resenha do catálogo da mostra “Judith Lauand – Os anos 50 e a construção da geometria”. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 53, 240-242. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i53p240-242