A teoria barberiana da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i1p39-63Palavras-chave:
Jesús Martín-Barbero, teoria barberiana da comunicação, método cartográfico, mapas das mediações, epistemologia da comunicação.Resumo
Dentro do marco dos 30 anos do livro De los medios a las mediaciones, pretendemos fazer uma espécie de mapa diurno da obra de Jesús Martín-Barbero. Propomo-nos a demonstrar que o pensamento comunicacional de Martín-Barbero não se conforma a uma teoria da recepção nem a uma teoria das mediações, mas constitui uma teoria da comunicação específica, caracterizada por uma epistemologia, metodologia e conceitos próprios, a que denominamos teoria barberiana da comunicação. Pretendemos demonstrá-la através de três eixos de análise: 1) a epistemologia da comunicação, com a metáfora do calafrio epistemológico que faz a ruptura no conhecimento comunicacional; 2) a cartografia como método para promover novos parâmetros de representação do conhecimento; 3) os mapas teórico-metodológicos que são o mapa noturno e quatro mapas das mediações.
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