The eclipse of imaginary: instrumental imaginary and reducing THE imaginative power of images

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p119-141

Keywords:

Imaginary, Instrumental reason, Images, Candomblé, Umbanda

Abstract

Based on Durand's point of view about the iconoclasm promoted by the conjunction between monotheism and philosophy in the West (which paradoxically produces the proliferation of images in contemporary times), this article dialogues with Horkheimer's Instrumental Reason notion to propose its equivalent Instrumental Imaginary, characterized by reducing imaginative’s power of images. The concept is demonstrated from Afro-Brazilian religions in contrast with the carnival and advertising images. The theoretical support is given by Gilbert Durand, Max Horkheimer, Muniz Sodré and Lilia Moritz Schwarcz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Maurício Ribeiro da Silva, Universidade Paulista

    Doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP) e arquiteto e urbanista (Escola de Engenharia de São Carlos - USP). Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP-SP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Eleito, pela segunda vez, Coordenador do GT Comunicação e Cultura do Encontro Anual da Compós (Associação dos Programas de Pós-graduação em Comunicação) para o período 2015-2016. Foi Pró-Reitor Acadêmico (Centro Universitário Módulo - Caraguatatuba/SP), Diretor de Planejamento de Ensino (Centro Universitário de Maringá - Maringá/PR) e Assessor Especial da Pró-Reitoria de Extensão (Universidade Cruzeiro do Sul/SP), tendo nestas Instituições desenvolvido e implantado sistemas de controle voltados para a Gestão Acadêmica por Indicadores. É autor dos livros Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida (2012), CISC 20 Anos: comunicação, cultura e mídia (2012), ambos pela Editora Bluecom e O Espírito do Nosso Tempo (2004) pela Editora Annablume.

References

Aristóteles. (2002). Metafísica. São Paulo: Loyola.

Contrera, M. S. (11 de novembro de 2015). Imagens endógenas e imaginação simbólica. Revista FAMECOS, 23(1), 1-13. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.21350

Contrera, M. S. (2017), Midiosfera: Meios, imaginário e desencantamento do

mundo. Imaginalis.

Contrera, M. S., & Barros, A. T. (2018). Études de l’imaginaire: l’initiation en tant que méthode. Sociétés, 142(4), 129-140. https://doi.org/10.3917/soc.142.0129

Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário: Introdução à arquetipologia geral. Martins Fontes.

Durand, G. (2004). O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem, Difel.

Durand, G. (2007). La imaginación simbólica. Amorrortu.

Durand, G. (s. d.). Campos do imaginário. Instituto Piaget.

Flusser, V. (1985). Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da

fotografia. Hucitec.

Horkheimer, M. (2002). Eclipse da Razão. Centauro.

Kamper, D. (2011). Imanência dos media e corporeidade transcendental. Centro interdisciplinar de semiótica da cultura e da mídia. Recuperado em 23 de julho de 2017 de https://bit.ly/344heEa

Kamper, D. (2016). Mudança de horizonte: O sol novo a cada dia, nada de novo

sob o sol, mas... Paulus.

Monteiro, J. M. (1994). Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. Companhia das Letras.

Morin, E. (1997). Cultura de massas no século XX. Neurose (vol. 1). Forense Universitária.

Morin, E. (s/d) O Método IV. As Ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Publicações Europa América.

Schwarcz, L. M. (2012). Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça

na sociabilidade brasileira. Claroenigma.

Sodré, M. (1988). O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Vozes.

Weber, M. (2009). A ética protestante e o espírito do capitalimos. Martin Claret.

Published

2020-12-31

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Silva, M. R. da. (2020). The eclipse of imaginary: instrumental imaginary and reducing THE imaginative power of images. MATRIZes, 14(2), 119-141. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p119-141