O eclipse do imaginário: imaginário instrumental e redução da potência imaginativa das imagens
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p119-141Mots-clés :
Imaginário, Razão instrumental, Imagens, CandombléRésumé
Partindo do apontamento de Gilbert Durand acerca do iconoclasmo promovido pela conjunção entre monoteísmo e filosofia no ocidente o qual paradoxalmente produz a proliferação das imagens na contemporaneidade, o artigo dialoga com Horkheimer a partir da noção de Razão Instrumental para propor o equivalente Imaginário Instrumental, redução da potência imaginativa das imagens. A operacionalidade do conceito é demonstrada a partir de imagens associadas aos cultos da Umbanda e do Candomblé, contrastados com registros imagéticos do carnaval e da publicidade. O aporte teórico é dado por Gilbert Durand e Max Horkheimer acerca do Imaginário e da Razão e por Muniz Sodré e Lilia Moritz Schwarcz sobre o imaginário afro-brasileiro.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Aristóteles. (2002). Metafísica. São Paulo: Loyola.
Contrera, M. S. (11 de novembro de 2015). Imagens endógenas e imaginação simbólica. Revista FAMECOS, 23(1), 1-13. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.21350
Contrera, M. S. (2017), Midiosfera: Meios, imaginário e desencantamento do
mundo. Imaginalis.
Contrera, M. S., & Barros, A. T. (2018). Études de l’imaginaire: l’initiation en tant que méthode. Sociétés, 142(4), 129-140. https://doi.org/10.3917/soc.142.0129
Durand, G. (2002). As estruturas antropológicas do imaginário: Introdução à arquetipologia geral. Martins Fontes.
Durand, G. (2004). O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem, Difel.
Durand, G. (2007). La imaginación simbólica. Amorrortu.
Durand, G. (s. d.). Campos do imaginário. Instituto Piaget.
Flusser, V. (1985). Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da
fotografia. Hucitec.
Horkheimer, M. (2002). Eclipse da Razão. Centauro.
Kamper, D. (2011). Imanência dos media e corporeidade transcendental. Centro interdisciplinar de semiótica da cultura e da mídia. Recuperado em 23 de julho de 2017 de https://bit.ly/344heEa
Kamper, D. (2016). Mudança de horizonte: O sol novo a cada dia, nada de novo
sob o sol, mas... Paulus.
Monteiro, J. M. (1994). Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. Companhia das Letras.
Morin, E. (1997). Cultura de massas no século XX. Neurose (vol. 1). Forense Universitária.
Morin, E. (s/d) O Método IV. As Ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Publicações Europa América.
Schwarcz, L. M. (2012). Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça
na sociabilidade brasileira. Claroenigma.
Sodré, M. (1988). O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira. Vozes.
Weber, M. (2009). A ética protestante e o espírito do capitalimos. Martin Claret.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.