A experiência de jogo como efeito da afinação do(a) jogador(a) na tonalidade afetiva (Stimmung) lúdica: uma abordagem fenomenológica do Ingress

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253

Palabras clave:

Experiência de jogo, Tonalidade afetiva lúdica, Ingress, Game studies

Resumen

Este artigo propõe abordar a experiência de jogo como efeito do que chamamos de tonalidade afetiva lúdica para caracterizar, especificamente, o modo como nos relacionamos com o fenômeno lúdico e a sua manifestação na forma de jogo como uma possiblidade de relação do ser-no-mundo com o mundo vivido. A abordagem teórica foi aplicada empiricamente no jogo Ingress, jogo voltado a dispositivos móveis e que se desenvolve no contexto urbano. Os resultados encontrados permitem identificar, como efeito da afinação na tonalidade afetiva lúdica no game em questão, uma forte presença de sua cosmologia em situações nas quais os(as) jogadores(as) não estão efetivamente jogando. Isso indica que a narrativa e o gameplay do Ingress transformam a experiência espacial e urbana desses sujeitos.

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Biografía del autor/a

  • Breno Maciel Souza Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e publicitário pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2019-09-02

Número

Sección

Em Pauta/Agenda

Cómo citar

Reis, B. M. S. (2019). A experiência de jogo como efeito da afinação do(a) jogador(a) na tonalidade afetiva (Stimmung) lúdica: uma abordagem fenomenológica do Ingress. MATRIZes, 13(3), 229-253. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p229-253