Comunicação Gerativa: um diálogo com Oliver Sacks
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i2p35-55Mots-clés :
Comunicação gerativa, surdez, língua de sinaisRésumé
O texto elabora um diálogo com o estudo de Oliver Sacks sobre a surdez. A situação-limite criada pela surdez oferece acuidade sobre características do fenômeno comunicacional. Algumas premissas desenvolvidas em textos anteriores são apresentadas, como ângulos para o diálogo. No livro de Sacks, que aborda o problema da surdez por uma diversidade de perspectivas, o artigo seleciona observações e proposições que ora corroboram aquelas premissas, ora são tomadas como desafios à reflexão. Do diálogo entre as proposições básicas inicialmente apresentadas e as pistas obtidas no estudo de Sacks, resultam inferências relacionadas à situação-limite e derivações pertinentes ao fenômeno em perspectiva mais abrangente.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BRAGA, J. L. Midiatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, A. S.; ARAUJO, D. C.; BRUNO, F. (Orgs.). Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 141-167.
______. Nem rara nem ausente, tentativa. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 65-81, 2010a. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p65-81
______. Comunicação é aquilo que transforma linguagens. Alceu, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 41-54, 2010b.
BRAGA, J. L. Dispositivos Interacionais. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 20., 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 1-15. Disponível em: <https://goo.gl/pkdk6M>. Acesso em: 4 ago. 2017.
______. O grau zero da comunicação. E-Compós, Brasília, v. 18, n. 2, p. 1-17, 2015.
DELAPORTE, Y. Etre sourd dans un monde entendant: destin, rencontre, transmission et rupture. Ethnologie française, Paris, p. 389-400, 2000. Disponível em: <https://goo.gl/33o11N>. Acesso em: 15 jan. 2017.
HAMM, M. L’apprentissage de la lecture chez les enfants sourds: Quels outils pédagogiques au service de quel apprentissage de la lecture? Education & Formation, Hainaut, p. 37-44, Sept. 2008. Disponível em: <https://goo.gl/nspN91>. Acesso em: 15 dez. 2016.
MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
SACKS, O. Seeing Voices: A Journey into the World of the Deaf. Nova Iorque: Vintage Books, 2000 [1989]. 222 p.
______. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.TARDE, G. Les lois de l’imitation. 2. éd. Paris: Kimé, 1993. Disponível em: <https://goo.gl/RsW4vk>. Acesso em: 15 abr. 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.